Conforme as orientações do Pontifício Conselho para os Leigos, os jovens peregrinos que chegarão em Cracóvia para a JMJ devem ter assegurada não somente a experiência do programa espiritual, mas também alojamento e alimentação, segundo normas estabelecidas. Uma alimentação cotidiana equilibrada é de 2.630 calorias por dia.
“O pacote alimentício inclui três refeições ao dia: o café da manhã, o almoço e o jantar”, explicou o Padre Bogdan Kordula, diretor da Caritas de Cracóvia, que ajuda na preparação das refeições.
“As refeições e os pacotes com comida têm de ser balanceados caloricamente. Por isso, colaboramos com o Instituto de Nutrição para a elaboração do menu ideal”, disse Sabina Michalska do Departamento de Logística.
Restaurantes, empresas, cantinas, tabernas e bares de todas as áreas de Cracóvia podem aderir ao programa dos pontos gastronômicos. Estes pontos serão sinalizados adequadamente. As pessoas com restrições alimentares especiais (como doenças ou dietas) poderão receber os pacotes adaptados às suas necessidades.
“Além dos pontos fixos haverá pontos gastronômicos temporários localizados em tendas com churrasqueiras, assim como os food trucks. Os pontos gastronômicos estarão localizados ao longo das rotas dos peregrinos”, explica Michalska.
Os peregrinos receberão a comida mediante a apresentação dos comprovantes especiais. A lista dos pontos estará disponível em um aplicativo móvel.
É de extrema importância que os participantes recebam quantidade suficiente de água e bebida. Cada ponto gastronômico que assinar o acordo com o Comitê deverá distribuir água aos peregrinos. Ademais, no Campus Misericordiae será distribuída água engarrafada de forma que cada peregrino receba entre 2 e 2,5 litros.