Para viver uma profunda experiência com Deus, na terra dos “santos da misericórdia”, milhares de jovens da Comunidade Católica Shalom estão se preparando financeiramente e espiritualmente. A Jornada Mundial da Juventude de 2016, na Cracóvia, guarda muitas boas surpresas. Sem dúvida, elas serão acolhidas por corações desejosos de viver o tema escolhido pelo Papa Francisco, “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”.
.: Acesse nossos pacotes para a JMJ 2016
A expectativa da Comunidade é levar dois mil jovens para o encontro mundial com Francisco. Nascido em meio aos jovens, o Shalom está presente em mais de 65 dioceses do mundo inteiro, e espera, nesta JMJ, ajudar muitos a também encontrarem o sentido de suas vidas em Jesus Cristo, e se tornarem instrumentos do Shalom do Pai na humanidade.
“Queremos ir além de nossa participação, esperamos colaborar com as artes, realizando shows com os nossos artistas no Halleluya, festival que promoveremos na Praça Szczepański, e com o Encontro Internacional de Jovens Shalom, no Santuário de João Paulo II”, informa Franco Michel Galdino, missionário da Comunidade Shalom em Roma, onde fica o escritório da Assistência Internacional.
O sonho de ir a Cracóvia impulsiona muitos a se unirem para viabilizarem financeiramente a peregrinação. O estudante de engenharia civil Jonathan Porto, por exemplo, diz que está economizando e trabalhando muito. Ele é membro da Comunidade Shalom e partirá com um grupo de cinco amigos. Já os jovens que participam do grupo de oração da Comunidade Shalom no bairro da Parangaba, em Fortaleza, resolveram estender ainda mais “a rede de pesca”.
“Tudo começou depois de uma missa em que o padre chamou os jovens e nos falou tínhamos a missão de evangelizar outras pessoas, de levar muitos pra JMJ”, recorda a estudante Bruna Laís. Hoje, o pequeno grupo de Bruna tornou-se uma equipe de mais de 30 futuros peregrinos vendendo trufas, brownies, e até roupas em brechós improvisados.
Em Natal (RN), os jovens do Shalom inovaram com o “Porcowalsk, um cofre em formato de porquinho, onde foi possível depositar um valor a partir de R$ 2 e concorrer a todo o dinheiro acumulado. O sorteio foi realizado no Domingo de Ramos, dia 20. “Estar com o Shalom na JMJ é uma experiência diferente. É uma forma de ser igreja com a Comunidade”, disse Emilly Araújo, do Shalom de Natal.
“Somos testemunhas da fecundidade da JMJ, muitos dos jovens que hoje fazem parte dos nossos grupos tiveram a vida transformada através da experiência com Deus e com a Igreja através da JMJ. Sabemos que a Jornada nasceu do desejo do Papa João Paulo II de se encontrar com eles e convidá-los a uma vida cristã autêntica, por isso não medimos esforços para levar muitos deles à peregrinação”, afirma Franco.
A Comunidade tem organizado vigílias de intercessão e evangelização com os jovens. Além da preparação espiritual, e da colaboração na programação da JMJ em Cracóvia, no âmbito das artes e da espiritualidade, o Shalom conta com uma equipe dedicada à organização de pacotes de viagens para os peregrinos. O Escritório Shalom da JMJ funciona na Diaconia Geral, em Aquiraz, sede da Comunidade, mas trabalha junto a equipes de sete capitais brasileiras e à Assistência Internacional.
O jovem húngaro Csabai Barnabás participou da JMJ em 2013, no Brasil, com o Shalom. Em 2016, ele se dispôs a ser voluntário no escritório. “É uma alegria poder trabalhar no escritório da JMJ da Comunidade, porque estando aqui eu posso motivar, ajudar não somente algumas pessoas a participarem da JMJ 2016, mas muito mais – tanto daqui do Brasil, como de fora do país. Enfrentamos vários desafios, mas sabendo que no ano jubilar da misericórdia, na terra de santos da misericórdia, Deus vai derramar sobre nós, peregrinos, graças especiais. Isso me entusiasma ainda mais”, testemunha. Certamente essas graças já começam a acontecer.
Emanuele Sales
Comunidade Católica Shalom na JMJ …
Shalom Brasília na Cracóvia !!!
Bem aventurados os misericordiosos … Porque eles alcançarão misericórdia!!!!