Institucional

“Amou-os até o fim”: eucaristia, fonte e ápice da vida cristã

comshalom

pe antonioA quinta-feira santa foi iniciada no Retiro de Semana Santa, com o tema “Amou-os até o fim”. Conduzida por Padre Antônio Furtado, a pregação teve início com a reflexão do Evangelho de Lucas, que tem seu teor principal, o caminho de Jesus para Jerusalém, o caminho para a Sua Páscoa.

Na Santa Ceia, Jesus antecipa Sua Páscoa, ama constantemente seus discípulos. Institui por amor, a Eucaristia. A Eucaristia é um ato de profundo amor de Cristo por nós. Se a Aliança era a saída do Egito, agora a Aliança do seu corpo e sangue revela o desejo de Deus de manter a relação de amor conosco.

O homem diz muitas vezes “eu te amo” em diversas situações, e quantas vezes ele se decepciona. Mas o amor de Deus não é falso, não decepciona. É eterno, é constante.

Sacramento da Eucaristia

Se nas circunstâncias, ocorrer de vivermos perseguições, a contemplação de Jesus Eucarístico. Em toda comunhão, o Padre, motiva a assembleia, a dizer e meditar “A Eucaristia é um ato de amor de Jesus por mim”. Ao instituir a Eucaristia, Jesus nos dá a garantia de Seu profundo amor.

Muitas vezes, é questionada profanação de Jesus Eucarístico. Jesus permite isso? Na verdade, de todo mal, o Senhor tira um bem. Atos de profanação são permitidos por Deus, para que Ele alcance aqueles que vivem nas trevas.

Padre Antônio nos mostra, de forma insistente, que a vivência eucarística, não é algo sentimental, é a vivência de um mistério. “A Eucaristia conserva, aumenta e renova a vida na graça recebida no batismo.” – diz Padre Antônio Furtado.

E, finalizando, o Padre motiva a todos para não se deixarem levar pela pressa do mundo, mas viver a Eucaristia com temor e atenção, a verdadeira comunhão.

Por Liana Mesquita


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.