Formação

O Espírito Santo gera em nós a vida nova

comshalom

maria espirito santo

A nossa natureza humana é regenerada, salva e liberta pela ação poderosa do Espírito Santo

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30).

A Igreja colocou, mais adiante, a Festa da Anunciação do Senhor, porque, de uma forma muito bela e providencial, essa festa, sempre celebrada no dia 25 de março, caiu, este ano, justamente no mesmo dia da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa. Por isso, após a Oitava da Páscoa, o primeiro dia a Igreja nos dá a graça de celebrar a Anunciação do Senhor.

Hoje, prestamos atenção nesta imagem maravilhosa, um anjo que apareceu a uma moça prometida em casamento a um homem chamado José. Essa moça, chamada Maria, era toda de Deus, serva d’Ele desde o ventre de sua mãe. Entretanto, ela queria levar a sua vida colocando em prática a vontade do Senhor para ela.

Era normal que se cassasse, que levasse a vida adiante, mas ela ainda não tinha total entendimento dos desígnios divinos para a sua vida. Quando o anjo lhe apareceu, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria!”. Não precisamos ter medo dos planos de Deus, não precisamos nos intimidar, acovardar nem nos entristecermos, porque o que vem de Deus é caminho de bênção para nós!

“O que vai se realizar em ti, Maria, é obra do Espírito Santo. Você conceberás e dará à luz a um filho”(cf. Is 7,14).

O ventre de Maria se torna o lugar da morada de Deus, o sacrário vivo, o lugar santificado onde o Senhor, por meio de uma operação divina, maravilhosa e extraordinária, faz o divino se tornar humano.

A ação do Espírito Santo acontece no ventre de Maria e lá se torna o primeiro cenáculo da humanidade. Veja que maravilha! Quando estamos no cenáculo e o Espírito Santo desce sobre nós, Jesus é gerado em nossa vida e O levamos até os outros.

Isso aconteceu de forma única e singular no ventre de uma mulher, no ventre de Maria! Ela disse “sim”, sim para que o Pentecostes fosse perene sempre na sua vida e no seu ser. Maria não se colocou à disposição do Espírito Santo somente no momento em que gerava Jesus, ela se tornou o templo vivo e perpétuo da presença do Paráclito.

Quando estamos unidos a ela, tornamo-nos Pentecostes vivos, o lugar onde o Espírito Santo de Deus age, fecunda a vida nova e nos faz gerar o homem e a mulher nova em Cristo.

Somos os primeiros a ser gerados no ventre de Maria, ali onde Jesus foi concebido em Sua forma humana, onde assumiu essa natureza humana como nós. A natureza humana é regenerada, salva e libertada pela ação poderosa do Espírito Santo!

Queremos, hoje, pedir a intercessão Maria, olhar para ela e pedir que, neste tempo de graça, tornemo-nos o lugar da morada e ação de Deus. Peçamos que o Espírito Santo gere em nós a vida nova, para que sejamos homens e mulheres novos para levarmos Jesus ao mundo!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Fonte: Canção Nova


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.