Institucional

Dom Valdir na abertura do CJS: firmemos o compromisso de sermos agentes da misericórdia

comshalom

portal-04A missa de abertura do Congresso de Jovens Shalom nesta sexta-feira,23, foi votiva à Misericórdia do Senhor. Na leitura de hoje, Jesus questiona aos seus discípulos quem o povo dizia que Ele era. Tal questionamento de Jesus leva a reflexão sobre como Jesus é visto nos dias de hoje, e na sociedade. Dom Valdir Mamede, Bispo Auxiliar de Brasília, falou em sua homilia sobre firmar com Deus o compromisso de ser misericordioso no dia a dia, para refletir aquilo que o Senhor pede aos que O segue. “Devermos firmar com o Senhor o compromisso de sermos agentes da Misericórdia, de a levarmos a quem convive conosco. Esta é a grande temática para esses dias de Congresso”, disse Dom Valdir, convidando aos presentes a serem canais da graça do Senhor.portal-03

Dom Valdir citou também o Evangelho de São Lucas, capítulo 15, como o Evangelho da Misericórdia segundo os estudiosos. Nele, Jesus apresenta o tema da Misericórdia o qual se manifesta de forma intensa. O Arcebispo mencionou também o fato de no Evangelho de Lucas, a Misericórdia estar aliada à alegria, ponto em comum entre as três parábolas contadas por Jesus. O convite à alegria é feito na pessoa do pastor que se alegra em encontrar a ovelha perdida, e do pai que se alegra em reencontrar o filho que volta à sua casa. Tal apelo é reforçado por São Paulo, que diz “alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4). Segundo Dom Valdir, “devemos gozar do Céu aqui na Terra, vivendo a alegria que ninguém pode nos tirar”.

Vivendo na alegria do Senhor e desfrutando de sua infinita Misericórdia, o celebrante reforçou aos jovens a necessidade de levar a experiência da vida nova no Senhor nos tempos atuais. “Deus quer que levemos o novo nesse tempo que estamos vivendo. Que Ele reforce em nós a alegria da meninice, da juventude, para vivermos profundamente este tempo de graça”.

Carolina Lima


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.