Mundo

Após saques à base da ONU, Ban promete mais ajuda ao Haiti

comshalom
Reuters
Reuters
Reuters

“Vamos mobilizar tantos recursos e apoio médico quanto pudermos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban KI-moon

Haitianos desesperados por ajuda após a passagem do furacão Matthew saquearam caminhões da Organização das Nações Unidas (ONU) nesse sábado, 15, durante uma breve visita a uma cidade portuária do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que prometeu mais ajuda.

O furacão de categoria 4 devastou o Haiti em 4 de outubro, matando cerca de mil pessoas e deixando mais de 1,4 milhão precisando de ajuda humanitária, incluindo 175 mil desabrigados.

“Vamos mobilizar tantos recursos e apoio médico quanto pudermos para antes de mais nada interromper a epidemia de cólera e depois ajudar as famílias das vítimas”, disse Ban em entrevista à imprensa.

A tempestade também afetou os serviços de energia, comunicações e transportes. Ajuda essencial como abrigos, alimentos e remédios tem demorado para chegar a muitas áreas, levando moradores a bloquear estradas para tentar interceptar os caminhões, com alguns casos de saques.

“Eu condeno firmemente todos os ataques contra comboios humanitários. Hoje eu testemunhei pessoalmente um ataque a um caminhão do Programa Mundial de Alimentos”, disse Ban durante sua parada de um dia no Haiti, afirmando que tais incidentes prejudicam os mais necessitados.

Fonte: Canção Nova


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.