Sem Categoria

Palavra de Dom Adélio: “Renascer é um ideal de vida!”

comshalom

O Bispo emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, deu uma palavra a todos da Comunidade Shalom que estão vivendo o Renascer nestes dias de carnaval: “A palavra Renascer encerra em si todo um programa de vida. Quem vive a novidade do Evangelho sabe que a atitude fundamental de um discípulo de Jesus é renascer. É o que Jesus dizia a Nicodemos: ‘se você não renascer para uma vida nova…’. Nicodemos não entendia, pois pensava num nascimento fisicamente novo. Jesus porém disse a Nicodemos: ‘não se trata de entrar novamente no seio da mãe, mas entrar em si mesmo, redescobrir a própria vida, a própria vocação’. A vocação de Deus não é uma vocação humana, mas é aquilo que Deus nos pede, aquilo que nós podemos ser. Renascer é a marca da verdadeira espiritualidade, viver um êxodo continuo, deixar aquilo que é escravidão do mal, do pecado, para viver a liberdade dos filhos de Deus, que não é a liberdade de fazer o que se quer, mas a de fazer aquilo que Deus quer, porque nós confiamos em Deus. Ele é o Pai, Ele nos fez e nós somos seus.  Devemos caminhar no seu caminho, sabendo que Ele não engana, que Ele não pede que nos renasçamos para perder-nos, mas para alcançar o verdadeiro valor da nossa vida. Renascer não apenas para nós mesmos, mas para a Comunidade Shalom, porque nós não podemos viver sem deixar a morte e tudo o que não ajuda a crescer vida em nós. Renascer para a Comunidade não numa maneira aérea, sem uma concretude. Devemos renascer para a caridade, para o amor fraternal, sabendo que isso é compêndio da Lei: amar a Deus e amar aos irmãos. Renascer na Comunidade para ser mais irmãos, para ser o espelho em que os irmãos enxergarão o rosto do Pai e o rosto de Jesus. Esse novo nascimento traz uma vida nova, a vida do Pai e a vida de Jesus em nossa vida. São Paulo nos dizia “não sou mais eu que vivo”, e a vida nova de São Paulo era a vida de Cristo. Ele tinha achado o caminho para deixar-se a si mesmo e penetrar na intimidade de Jesus, no seu coração, no seu amor pelos homens, na salvação e no amor ao Pai, como Jesus que vivia o amor pela humanidade e pelo Pai. Jesus vivia essa novidade do amor de maneira diferente, fazendo milagres, anunciando a boa-nova, e em Jesus tudo é novidade, tudo é vida nova. A vida de Deus é sempre nova, nunca a vida divina se torna velha! E sempre essa novidade é grandeza, é uma explosão de amor! O Espírito Santo é um testemunho dessa novidade do Amor de Jesus. Meus queridos, que Deus os faça viver o espírito do Renascer. Que o Renascer não seja um evento apenas no Carnaval, mas que seja um ideal de vida, um ideal ascético e sobretudo um ideal místico. Renascer para entrar em Jesus Cristo e Nele viver uma vida nova , uma vida reservada aos filhos de Deus. Nossa Senhora viveu a novidade de Jesus, ela acreditou e viveu, conservou essa
semente de novidade no seu coração, onde havia uma gestação de uma vida que era sempre nova, a vida que ela tinha recebido do Pai. Meus queridos, que o Renascer se torne uma palavra que se repete e que se traduz numa realidade bonita ao longo de nossa vida. Isso com a bênção de Maria, e acrescento também a minha pobre bênção para que o Renascer se torne vida e se torne nesse momento, para aqueles que estão participando desse encontro, uma novidade que não morra nunca mais nos corações”.

O bispo desde ontem confessou várias pessoas, juntamente com outros padres, aprofundando em cada um a experiência de uma vida nova em Cristo.

Igor Matos

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.