Muitas pessoas sabem que para ser doador de sangue é preciso:
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Pesar acima de 50kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
- Apresentar documento de identificação com foto.
Mas o que muitos ainda não sabem é que as pessoas não realizam doação de sangue por medo, mas, graças ao avanço da tecnologia, a transfusão, atualmente, é bem mais segura e rápida, e necessário para salvar vidas.
No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) designou o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente, bem como motivar outras pessoas a fazerem este gesto de solidariedade.
Por falar em solidariedade, o Festival Halleluya, evento promovido anualmente pela Comunidade Católica Shalom, no mês de julho é o mais solidário do Estado do Ceará. O número de doações durante os cinco dias de festival em 2016, foram mais de 800 bolsas de sangue coletadas. Esse ano o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), espera superar o número de doações.
Segundo o Hemoce, o sangue doado é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência de 427 unidades de saúde do Ceará.
Doe sangue!
Salve vidas!
Angela Barroso