CIA DE ARTES SHALOM
Alcançar o coração do homem por meio da arte. Esta é a missão evangelizadora da Companhia de Artes Shalom. Sua origem vem de 2008, quando a Comunidade Católica Shalom propôs em suas metas, no Documento da Assembleia Geral de 2008, a fundação da companhias de artes, que estivesse em constante missão. Fundada em 8 de julho de 2012, a Cia de Artes Shalom sedia-se no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza. É constituída por missionários da Comunidade de Vida que, atendendo a um chamado, dedicam-se por um longo período de tempo à missão específica da Cia. É possível também que irmãos da Comunidade de Aliança e membros de grupo de oração participem da Cia pelo período de dois anos.
Desde a sua fundação, é realizado um processo seletivo, a cada dois anos. Novos membros – vindos de várias partes do Brasil – têm a possibilidade de serem admitidos como membros efetivos da Cia. É essa turma reunida que trabalhará na criação, montagem e produção de um novo espetáculo com temas e conflitos atuais. Finalizado o período de criação, a turma sai em turnê pelo país.
Além de incentivar e favorecer o resgate da dignidade da pessoa humana em seus espetáculos, a Cia de Artes Shalom também realiza workshops artísticos, oferecendo o ExperienCIA, workshop voltado para o público interessado em adquirir uma experiência nova através da arte, além de conferências, pregações e serviços musicais.
A Cia de Artes Shalom deseja ser uma referência artística da Comunidade Católica Shalom e em seus espetáculos não se contenta em encher os olhos apenas, mas visa fazer o espectador ter uma experiência transformadora através da beleza. Acreditamos que a experiência feita por todos os membros da CIA, transbordará em palcos e workshops atingindo assim o grande público que por sua vez levará “a mesma experiência” ao seu meio social, cultural e familiar.
HISTÓRICO
A Cia de Artes Shalom possui um histórico de quatro turmas e de três espetáculos produzidos, sendo eles Encontro (2012), Lolek (2013/ 2014) e Perfeição (2015/ 2016). A turma atual – a quarta – é formada por 11 pessoas, vindas de dez estados do Brasil. Com apenas cinco anos de existência, ela é bastante nova, mas já viveu muita coisa: três espetáculos, quatro turmas, 46 integrantes que passaram e deixaram sua marca. E essa história está apenas começando!
O musical Encontro, primeiro da Companhia, alcançou público de 15.784 pessoas durante o ano de 2012. No biênio 2013-2014, Lolek, o segundo musical da Companhia, em 45 apresentações atingiu público de 18.137 pessoas, em 15 cidades brasileiras e a sua estreia deu-se durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, 2015 e 2016, a Cia de Artes Shalom apresentou o espetáculo Perfeição, contando com um público de 22 mil pessoas, totalizando 23 cidades alcançadas em 56 apresentações.
Ainda em 2016, de março a junho, a Cia de Artes Shalom experimentou pela primeira vez uma turnê com maior período de duração na estrada. Foram quatro meses percorrendo o Sul, Sudeste e Centro-oeste do país, onde há missões do Shalom – de pequeno à grande porte – e em dioceses onde ainda não há a presença missionária da Comunidade. Para estas dioceses, a Cia de Artes Shalom – por meio do espetáculo, de sua vivência comunitária e demais ações – torna-se de forma palpável a presença atuante e evangelizadora da Comunidade Shalom, alcançando jovens, famílias, religiosos e seminários diocesanos.
OBRAS CRONOLÓGICAS
2012
Encontro é um espetáculo que narra a história de um jovem, desde o início de sua juventude até a sua vida adulta. Em cada encontro que vive, o jovem vai sendo introduzido em uma nova fase de sua história. O primeiro encontro é com o “amor”. Logo depois, vem o encontro com “o outro”. O terceiro encontro é com a “fragilidade humana”. Por fim, o encontro com a morte e a descoberta que a existência humana não pode reduzir-se a essa terra. Repleto de imagens do cotidiano e da vida urbana, o espetáculo aborda com beleza e simplicidade temas como o amor, amizade, relacionamentos, conflitos interpessoais, autoconhecimento e a própria morte. Apresenta-se assim a vida como experiência emocionante, simples, mas rica em descobertas, surpresas, alegrias e desafios.
2013 / 2014
Lolek – A vida de São João Paulo II, a história de Karol Wojtyla. Karol, chamado carinhosamente de Lolek pelos parentes e amigos mais próximos, é um jovem polonês, ator de teatro, apaixonado pela arte. Depois da morte de seu pai no período da Segunda Guerra Mundial, sua vida sofre uma mudança drástica. Ao ganhar um livro de um simples alfaiate, ele é despertado pelo desejo de se tornar padre em pleno nazismo, num país massacrado pela guerra. Entre o seminário clandestino, as divertidas senhoras que o ajudam, suas curiosas estudantes e, mais tarde, a luta contra o comunismo, o mundo conhecerá o homem que se tornou o Papa mais famoso de todos os tempos.
2015 / 2016
Perfeição – No Limite do Amor conta a história de uma jovem órfã, abandonada por seus pais ao nascer. Foi encontrada por Liémin, um príncipe imortal, que a leva para seu palácio e dá-lhe um nome e dedica a ela seus cuidados. O tempo passa, Buaméi cresce e torna-se uma linda jovem que desperta o amor do imortal, que a desposa jurando-lhe amor eterno. Tudo vai bem até que Buaméi começa pouco a pouco a revelar um outro caráter e o trai pela primeira vez. Tomada por desejos insaciáveis, ela parte em busca do desconhecido. Ele a ama profundamente. A ela nada parece satisfazer. Liémin vê, tudo aquilo que ele a deu e ensinou em seu amor, ser usado para conquistar seus amantes. Ele não suporta essa situação e decide fazer algo… mas o que? Um caminho de eleição, amor, traição, adultério, prostituição e sacrifício, até o amor verdadeiro.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Toda instituição possui uma razão para existir, inclusive a Cia. Talvez, pelo fato de estarmos inseridos no meio artístico, algumas pessoas possam confundir um pouco a nossa missão. E qual é a nossa missão? O homem. Sempre foi o homem.
“Produzir e apresentar, em turnês, espetáculos artísticos que impactem e transformem a sociedade e o homem contemporâneo.”
E onde a Cia quer chegar? A Cia quer chegar aonde ela ainda não chegou. A Cia quer passar pelas cidades das pessoas que nos acompanham; quer olhar no olho, sentir o cheiro e abraçar forte. A gente quer ter casa em todos os cantinhos desse Brasil. Sermos originais e criativos em nossas produções e presentear, pessoalmente, nosso público com isso.
“Ser uma referência de companhia de artes amplamente reconhecida no mercado nacional, consolidando sua marca pela originalidade e criatividade em suas produções.”
Para vivenciar bem a missão, são adotados valores indispensáveis que norteiam tudo o que a Cia faz e produz. São eles:
PAIXÃO, VERDADE, BELEZA
A paixão é um dos valores mais caros da Cia. Demoramos um pouco para entender que o que nos move é a paixão. Somos apaixonados pelo que fazemos e por quem acompanha nosso trabalho. Paixão por cada pessoa que nos assiste nos teatros, que nos acompanha nas redes sociais e que torce, vibra, se alegra e chora junto conosco. Paixão que enche os ouvidos, encanta os olhos e transpassa os corações. É por isso que a experiência de quem nos assiste é tão apaixonante quanto a de quem está no palco. É só uma consequência da paixão que a gente põe em tudo o que a gente faz. É um transbordar. Sendo apaixonados pelo que fazemos, somos capazes de realizar aquilo que não realizaríamos se não fosse por amor. Sendo apaixonados pelo que fazemos, até aquilo que é desafio se torna uma experiência capaz de nos tornarmos mais fortes. Não é à toa que trazemos, em nossa logomarca; uma lança – a mesma que feriu o coração apaixonado de Cristo.
A arte é tão bela… Desperta o melhor das pessoas. E é por isso que Deus deseja continuar cativando e conquistando o coração do homem através da beleza que emana da arte da qual Ele mesmo é o Criador!
Nossa arte tem um compromisso com a verdade; verdade essa que só conseguimos derramar no palco quando a encontramos no olhar do Dono do coração mais apaixonado. É por isso que nosso teatro é honesto e realista com quem nos assiste.
CRIATIVIDADE, COMPROMETIMENTO E PERSEVERANÇA
Hoje em dia, se não inovarmos os temas e a linguagem das nossas produções, não conseguimos proporcionar ao público a experiência apaixonante da qual falamos antes. Se não inovamos, nosso teatro vai ser só mais um entre tantos outros. Tem que ter jogo de cintura, recalcular a rota, falar com o homem da forma que ele entende… Tem que ter criatividade.
A Cia é uma loucura! Nós sabemos! Nós podemos não saber um monte de coisa, mas se tem uma coisa que sabemos é que a Cia é uma loucura. Aqui você aprende fazendo, realizando coisas que jamais imaginou realizar, coisas que quase sempre são maiores do que nós mesmos, coisas que não sabemos, mas que quando nos dispomos descobrimos que somos capazes de mais do que sabíamos. É um aprendizado constante! Que exige violência de coração, porque só permanece aqui quem aprende a perseverar sem enxergar muito do caminho à frente. Isso exige o comprometimento de cada um. Maturidade e muito comprometimento.
MISSIONARIEDADE, PLURALIDADE, UNIDADE
Entre o que temos de mais bonito na Cia está a unidade que nós temos; essa irmandade que vai se construindo com o tempo. Depois de um tempo juntos, cada membro da companhia já consegue identificar quem é um ‘saco’ pela manhã, quem tem a risada mais barulhenta na mesa do almoço, quem é o mais chorão, quem não gosta de ser interrompido quando fala… Somos uma família! Sozinho, a gente pode até ir mais rápido, mas juntos, a gente vai muito mais longe.
Junto dessa unidade, com certeza outra coisa bonita de se ver é a pluralidade da Cia. Em que outra companhia você encontra artistas de dez estados diferentes, com culturas, personalidades, costumes e vocabulários distintos? Isso é enriquecedor! É linda demais, essa mistura cultural.
Para avançar na difusão do Carisma Shalom por meio das artes, o documento da Assembléia Geral do ano de 2013, reconhece a urgência da evangelização e da difusão a nível internacional propondo como meta – Art. 93 – uma abertura por parte da Cia de Artes Shalom para receber irmãos de outros países, em vista da internacionalização e do enriquecimento artístico da Comunidade. Tal decisão torna ainda mais nobre a nossa pluralidade.
Por fim, temos com valor a missionariedade. Irmos em missão! Ter o pé na estrada como uma companhia de artes nos faz ter a pátria sem limite geográfico, não temos uma localização somente. Acreditamos que a missão, a missionariedade na Cia nos faz ter o coração de cada homem como missão. Ter o olhar de cada homem como missão e querer transformá-lo. Ter casa na casa de cada pessoa que nos segue, que nos conhece, que teve uma experiência de paixão com qualquer uma das nossas ações, não só os espetáculos, mas tudo o que nós fazemos. Qualquer coisa que nós fazemos. A missionariedade é um estado que nós temos, não é uma condição! Uma Cia em saída, com o coração apaixonado, ardente, pulsante de amor. Inspirados por Teresa de Lisieux em seu desejo missionário, como terra de missão escolhemos tudo, todas as localidades, para alcançar os homens de todos os lugares. Esse mandato missionário é algo que está profundo dentro de nós e ao fazermos algo por esse Alguém que nos chamou, a missão já vem junto e Ele não nos chamou para ficarmos presos a um lugar. É dinâmico, é movimento, é criativo, é Cia de Artes Shalom.
LOGOMARCA
Traz como símbolo uma ponta de lança, instrumento medieval de guerra utilizado pelos soldados que eram os primeiros a avançar no batalhão de frente. Para a Cia de Artes Shalom, a arte é como uma lança, mas não uma ponta de lança qualquer e sim uma de duas pontas, que corta ao entrar e ao sair. Podemos ver que essa lança já começou a penetrar uma superfície que cobre parte de sua ponta. Só enxergamos uma ponta desta lança porque se pressupõe que a outra esteja cravada no coração de quem a está observando.
Sobre um círculo fixada, como símbolo da perfeição e do anseio de infinito expresso pela arte, mas ao mesmo tempo em vermelho sangue, na cor incarnadine, deixando claro se tratar de algo profundamente radicado no humano.
Em aspecto cultural a lança é a arte que fere o homem e provoca transformações. Uma arte sempre incansável em repensar o homem e a sociedade em todo o tempo.
Em aspecto teológico a arte é a lança que abre o coração de Jesus e o coração do homem. E faz entre eles essa ponte, ligando os dois corações, realizando assim uma transfusão de sangue, uma passagem de vida. Essa lança alarga o coração de Jesus para que entre um povo numeroso, formado pelas Suas mãos.
UMA EXPERIÊNCIA APAIXONANTE
UMA única e irrepetível experiência, pois como disse Heráclito de Éfeso: “Um mesmo homem não pode atravessar o mesmo rio duas vezes.” É sabido que na segunda vez ele estará mais experiente, amadurecido para lidar com o rio, com a força da correnteza que o perpassa, transformando-se, assim, a segunda travessia uma nova experiência. Tendo por base essa unicidade, parafraseando Heráclito, podemos afirmar: “um mesmo homem não pode assistir o mesmo espetáculo duas vezes.”
EXPERIÊNCIA, vivida pelos membros da Cia, primeiro alvo dessa experiência, e que o público experimenta em cada atividade que desenvolvemos. Vendo na arte um instrumento de transformação da sociedade e um instrumento de formação da pessoa humana, a comunicação dessa experiência de transformação e realização do homem em sua plenitude é a base filosófica do nosso trabalho como Cia.
APAIXONANTE porque compreendendo a paixão como uma potência humana capaz de gerar movimento e atribuir sentido e sabor à vida, trabalhamos toda a nossa criação artística com foco na paixão. A via de regra para a identificação com o público é a paixão. Um povo apaixonado pelo que faz! Apaixonado pelo homem! Apaixonado pela arte e por isso mesmo o seu resultado é apaixonante!
Como referência artística da Comunidade, os espetáculos visam a experiência transformadora por meio da beleza.
Email: ciadeartes@comshalom.org
Facebook: facebook.com/ciadeartesshalom/
Youtube: youtube.com/user/CIAdeArtesShalom
Revelar os mistérios que Deus guarda no coração é tarefa para a arte. As expressões artísticas mostram ao homem a manifestação de Deus. Como instrumento a serviço do Senhor, por meio da Arte, a Comunidade Shalom criou uma secretaria para esta matéria.
Para Assessorar o Governo Geral da Comunidade, na dimensão artística, tornando-se um instrumento de pastoreio, de comunhão, de animação e de fortalecimento das expressões artísticas na grande Obra Shalom, a Secretaria de Artes Shalom foi criada com a missão é evangelizar, prestar culto a Deus e formar o homem por meio da Arte segundo o Carisma Shalom.
A Secretaria de Artes organiza as estruturas e o funcionamento das formas de Artes da Comunidade. Distante de ser um empreendimento humano, a Arte se manifesta como uma iniciativa de Deus que sempre se antecipa e dá muito mais do que a Comunidade teria condições de administrar.
A Arte no Shalom surgiu como uma expressão da experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz e que traz em si os frutos e as marcas dessa mística. É Ele que sempre vai a frente, realizando verdadeiros milagres.
Desde as primeiras obras, quando ainda a Comunidade não tinha nem idéia do que se manifestava em seu seio, o Senhor conduzia por meio da vivência do Carisma, fazendo brotar em cada membro uma Arte nova, um jeito Shalom de viver a Arte. Esta, com o passar dos anos, foi sendo purificada e provada para manifestar aquilo para o qual ela foi criada: manifestar a presença e o amor do próprio Deus.
Ao contrário do que pode-se imaginar, a Arte na Comunidade não teve início nos ministérios, nas estruturas ou nos eventos, mas no interior da vida da Comunidade.
Vivia-se a Arte, primeiramente, antes dela se tornar pública, nas orações, na fraternidade, nas celebrações, nas reuniões. A Arte Shalom nasceu como expressão da vida comunitária na vocação.
Depois da experiência comunitária, da Arte fazer parte de nossa vida, percebeu-se a necessidade de
organizar-se para atender aos apelos externos que, inicialmente, eram os grupos de oração, as noites de louvor e as missas. Depois destes, surgiram inúmeros outros apelos.
Para atender estas demandas, surgiram os ministérios. Eles foram uma resposta à necessidade de organização. Primeiro foi a música, depois o teatro e a dança.
O teatro, a música e a dança são as manifestações artísticas mais comuns que, coincidentemente, correspondem às manifestações artísticas mais comuns da cultura brasileira. Algumas missões já tiveram outras experiências como o Ministério de Coral e o Ministério de Artes Plásticas. É preciso estar sempre aberto a acolher todas as novas manifestações artísticas que o Senhor quiser dar como meio de evangelização.
Depois dos ministérios se organizarem, percebeu-se o potencial que eles possuem quando trabalhados em conjunto, e o quanto era necessário um pastoreio mais específico. Desse modo, depois da experiência do musical ‘Coração do Homem’ na celebração dos dez anos da Comunidade Shalom, surgiu o que hoje chamamos de Projeto Artes. Com o crescimento da Comunidade, surgiram diversos Projetos Artes pelas missões em todo o Brasil e na Europa.
Com o tempo, também começaram a surgir algumas expressões artísticas com área de atuação ainda mais abrangente de evangelização. Estas expressões foram reconhecidas, confirmadas e enviadas pela Comunidade, e são os que hoje são chamamos Artistas Missionários, como o Missionário Shalom, Suely Façanha, Davidson Silva, Ana Gabriela, Alto Louvor.
Revelar os mistérios que Deus guarda no coração é tarefa para a arte. As expressões artísticas mostram ao homem a manifestação de Deus.
E-mail: artes01@comshalom.org
O Projeto Artes Shalom surgiu em 1992 com o Show “O Coração do Homem” na comemoração de 10 anos da Comunidade Católica Shalom. A partir desse show, a Comunidade reconheceu a necessidade de unificar os ministérios que já caminhavam independentes e de criar novos meios de evangelização por meio das Artes. Então, em dezembro de 1994 foi inaugurada a Casa Santa Teresinha, onde passou a funcionar a Coordenação do Projeto Artes (Ministérios de Dança, Música e Teatro), e a oficina de Artes. Este espaço, infelizmente, foi desativado em 1998.
No entanto, muitas obras o Senhor fez e faz por meio das Artes. No ano de 1995, Deus despertou a Comunidade para a profissionalização. Assim, abria-se uma via para evangelizar o mundo como grandes profissionais cristãos, mostrando toda a beleza de Deus, além de termos também, como missão, a evangelização e a formação dos artistas. Em 1996 começaram a acontecer as primeiras missões de evangelização por meio de shows, peças e espetáculos para adultos e crianças, nos quais o Senhor derramava incontáveis bênçãos.
Inúmeras outras iniciativas foram realizadas, como os espetáculos ‘A Paixão de Cristo’ em Natal – RN, o ‘Paixão e Morte’ do Rio de Janeiro – RJ, o musical ‘Em busca de um lugar’ – Santo Amaro – SP, e por fim, por ocasião da visita do cardeal Stanislaw Rylko à Fortaleza, às vésperas do Reconhecimento Pontifício, o espetáculo ‘Resposta’ apresentado Fortaleza e em Roma. Também os Artistas Missionários da Comunidade percorreram várias cidades brasileiras e do exterior, como Londres, Boston, Roma, Sidney, Avignon. Todos estes frutos nasceram dentro do Projeto Artes Shalom.
MúsicaDentro do Projeto Artes, o Ministério de Música existe desde o início da Obra Shalom. Sempre teve papel fundamental para a animação de grupos de oração e noites de louvor, nas Celebrações Eucarísticas e nos eventos gerais da Obra. Com o passar do tempo o Ministério de Música foi sendo enviado pelo Senhor para shows de evangelização, fora da Obra e em nome dela e, em todos estes anos, tem dado testemunho primordial da unção e da graça de Deus.
A evangelização por meio da música, a animação do culto divino, especialmente as celebrações eucarísticas, dos eventos da Comunidade e a formação de ministros de música segundo Carisma Shalom.
DançaA dança surgiu dentro das liturgias e dos eventos da Comunidade Shalom. Normalmente ligada a momentos fortes de espiritualidade, foi fortalecida e organizada como ministério no show ‘O Coração do Homem’, criado em comemoração dos dez anos da Comunidade. A missão do ministério é evangelizar através da dança, utilizando a expressão corporal para manifestar a presença e ação de Deus.
Teatro
O Ministério de Teatro teve início oficialmente no ano de 1990, na Casa dos Projetos, mas antes desta data já haviam acontecido várias peças teatrais que contribuíram e foram ponto de partida para o nascimento do ministério.A missão deste ministério consiste na evangelização e na formação do homem por meio do teatro segundo o Carisma Shalom.
Tem como finalidade a evangelização do povo de Deus e a formação de artistas, para que sejam profissionais santos, verdadeiramente imbuídos e comprometidos com a fé e a doutrina da Igreja Católica, segundo o carisma Shalom
E-mail: artes01@comshalom.org
O cast oficial dos artistas da Comunidade Católica Shalom que evangeliza por meio da arte, com músicas e shows nacionais e internacionais é composto pelas vozes de Suely Façanha, Davidson Silva e Ana Gabriela, e os grupos MSH (Missionário Shalom) e Alto Louvor.
Independe dos ritmos musicais de cada um, que variam do pop ao soul, passando pelo pagode, a principal missão dos artistas é levar o Shalom do Pai, aos jovens de todas as faixas etárias alcançando corações sedentos de Deus, necessitados de sua paz e de sua misericórdia com a alegria e a linguagem da espiritualidade do carisma Shalom
O cast oficial dos artistas da Comunidade Católica Shalom que evangeliza por meio da arte.
E-mail: artes01@comshalom.org
A Comunidade Católica Shalom com missão em quase 40 países, também tem o desafio de evangelizar em diversos idiomas, por meio do material produzido pela própria comunidade em comunhão com o governo geral. São traduzidos formações, estudo bíblico e livros nos principais idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, árabe, húngaro, polonês e alemão. A tradução do material evangelizador é elaborada pela Missão do CTSh (Centro de Tradução Shalom), juntamente com mais de 50 colaboradores espalhados pelo mundo, no intuito de que todas as missões da comunidade tenham o material do carisma Shalom para evangelizar em sua própria língua.
Traduz todo o material da Comunidade Católica Shalom em comunhão com o Governo Geral.
E-mail: centrodetraducao@comshalom.
Tel.: 55 85 98118 0227
55 85 98147 2165
“A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. ” Papa Francisco
Os meios de comunicação também são fontes de evangelização para a Comunidade Católica Shalom. Com seus formatos e conteúdos utilizados para a realização do encontro com a sociedade, dentro do carisma Shalom, a comunidade conta com os veículos de rádio, tv, portal e redes sociais tornando a comunicação cada vez mais fácil.
As diversas frentes de comunicação da Comunidade, bem como profissionais da área, comunicadores, jornalistas, blogueiros, publicitários, designers, dentre outros, fazem parte deste vasto campo evangelizador para uma melhor ação da Comunidade Shalom nessa área da comunicação.
A Comunidade Shalom utiliza-se dos diversos veículos de comunicação para anunciar o Cristo Ressuscitado que Passou pela Cruz
E-mail: comunicacao@comshalom.org
A Edições Shalom atua como editora, produtora, gravadora e distribuidora dos produtos de evangelização da Comunidade Católica Shalom sob o intuito de formar e evangelizar por meio de seus produtos, desenvolvidos para quem deseja se aprofundar na fé católica, no conhecimento de Deus e no Carisma Shalom. Para esse fim, são produzidos livros, audiolivros, ebooks, cadernos de oração, estudos bíblicos, CD’s musicais e oracionais, DVD’s de palestras e shows, camisas, além da liturgia diária Pão da Vida.
Para aquisição no varejo, os produtos estão disponíveis nas Livrarias Shalom, localizadas nos Centros de Evangelização Shalom em todo o Brasil, e no site livrariashalom.org. A Edições Shalom também possui equipe comercial destinada para atender clientes de atacado.
A Edições Shalom atua como editora, produtora, gravadora e distribuidora dos produtos de evangelização da Comunidade Católica Shalom.
Site: livrariashalom.org
E-mail: suportecomercial@comshalom.org
Tel.: 85 3308.7400
Tem como missão uma adequada vivência Litúrgico Sacramental por meio da formação litúrgica e da arte sacra, transbordando-a em serviço na Igreja e no mundo