A alegria da oferta de vida estava expressa no rosto de 49 jovens de Fortaleza, na missa de envio, celebrada no último sábado (3), no Shalom da Paz. Eles são os 40 novos postulantes da Comunidade de Vida e nove jovens em missão, que vão dar um ano de suas vidas na CV, em missões do Shalom espalhadas em todo o Brasil e no exterior.
O presidente da celebração, padre Silvio Scopel, destacou a alegria da vida ofertada, que nas palavras de Santa Terezinha, quer dizer: “Amar-te, Jesus, que perda fecunda”. Ele citou a santa por conta da vibração de tantos jovens que veem outros jovens partindo em missão. “Vocês não estão vibrando pelo time que fez gol, mas pela vida ofertada a Deus, é pelo valor absoluto que não passa”. E continuou: “A caminhada na Comunidade de Vida se faz com perseverança. É um caminho de e para a felicidade”. Apropriando-se da liturgia, o sacerdote aprofundou o significado da cruz de Cristo. “Para chegar à Glória, é preciso passar pela cruz. Os judeus esperavam de Jesus milagres e grandes sinais, os gentios, sabedoria e grandes ideiais. Mas, para nós cristãos, temos Cristo crucificado que é o maior milagre de amor. A cruz é a maior sabedoria. É o amor que se dá até o fim e não haverá outro. E muitos, hoje, não encontram a verdade porque querem milagres ou a razão. Mas, para nós cristãos, a sabedoria da cruz é o amor de Deus que dá vida nova”.
De acordo com padre Silvio, o mundo se perde em busca do imediatismo dos milagres ou das respostas do racionalismo, mas nós cristãos nos libertamos pela sabedoria da cruz. Este é o caminho da Páscoa. Ele interrogou o jovens sobre como viver a Páscoa nos nossos dias? “Como viver a cruz e a ressurreição?” E respondeu: “Vivendo a vida de Cristo”. “Vivemos a cruz hoje num caminho de purificação dos nosso corações”.
Ele deixou claro aos jovens: “O tempo de postulantado e missão é um caminho de passagem pela cruz. É o amor vivido no dia a dia, que vai nos dar a vida nova, vida gloriosa, vida ressuscitada. Chegando na missão, somos um dom. Somos alguém que quer transformar a vida por meio do amor. Em cada momento difícil, descubram ali o caminho da cruz para ressuscitar. O que é descobrir o mistério da cruz em cada momento difícil?”, perguntou. “É amar o desafio e superá-lo, unindo-se a Cristo na cruz e experimentar o poder da ressureição. Este é o caminho pascal”.
Se tomarmos a decisão pascal, de viver a sabedoria da cruz, disse o padre aos jovens, encontraremos uma feliz vocação. “Ao contemplar o mistério pascal, o mais feliz é aquele que ama mais. Por isso, somos chamados a sermos o feliz terceiro. É um aminho de purifcação do coração, colocando Deus em primeiro lugar e o irmão em segundo. Sou o servo de Deus e dos irmãos. O céu é só amor. Servir é uma sabedoria que pode salvar nossas vidas e nossas famílias. Amar é uma vocação feliz”.