Não sei você, mas quando criança sempre achei estranha aquela imagem de Nossa Senhora com o coração para fora.
Nas casas, penduradas nas paredes as molduras e nas camisas das senhoras que iam à missa na minha paróquia, amigas da minha avó.
Afinal, o que significa o titulo “Imaculado Coração de Maria”? Por que dedicar uma festa ao coração de alguém, mesmo que seja da Virgem Maria?
“Sua mãe guardava tudo isso no seu íntimo.” (Lucas 2,51b)
A Igreja nos faz olhar como a Virgem Maria vivia no seu íntimo, onde habitava o SILÊNCIO que favorecia no dia a dia contemplar o que Deus ensinava, de momento em momento, conservando em si o amor com o qual era amada pelo Pai. Nesse coração amado, aprendia a conservar o amor obedecendo a cada decisão. Não fazia nada sem consultar o seu íntimo (seu coração). A mente de Maria trabalhava na ordem do íntimo, na ordem da Graça, na ordem de Deus. Era então pela fé coerente que suas mãos e corpo faziam com o que em estava em seu coração.
Mas como fazer isto, se não consigo nem me lembrar que preciso comer ou ir ao banheiro quando tenho trabalhos acumulados? A sabedoria dos padres antigos nos aponta uma luz esclarecedora: Deus leva mais em conta o entanto que o resultado.
O resultado!!! Passamos dia atrás “desse bendito”! Quando ele vem, surge uma satisfação que pode se transformar em orgulho. E quando não vem, surge uma frustração que pode levar à murmuração, desânimo, cansaço, tristeza e uma longa lista de sentimentos desse tipo. E o que fica no final de tudo? Vazio.
Voltemos aos padres antigos. Gosto deles! São mais reais do que as novelas e as revistas. Quer nos extasiemos e nos aquietemos em Deus pela contemplação, quer estejamos atentos em cultivar as virtudes, em acudir aos interesses do próximo, tudo faremos na medida em que nos impelir a caridade de Cristo.
Ai está o segredo e também a estrada a percorrer para “caminhar feliz” e não “correr para ser feliz quando chegar no final”. Fica o sorriso de alguém que por nós foi amado. Fica as risadas nas situações difíceis, levadas com bom humor, e fica a alegria guardada no coração. Fica Deus em nós e nós Nele. Fica a alegria dos meus dons saciando a fome e dissipando a solidão. Fica o olhar que percebe a dor escondida no olhar de um outro que passa desapercebido na agitação e nos horários a cumprir. É, é mais heroico amar assim do que salvar o mundo.
Ela conseguiu!!! Você pode me dizer: “Luana, Ela era Imaculada!” Mas nós temos Deus dentro de nós pelo batismo. Ele mesmo virá em nosso auxílio na medida do nosso desejo e consciência para aderir a esta vida.
E aí entra o Coração de Maria nisso tudo: ela é capaz de nos treinar e até nos dar o seu Coração como lugar para isso. Coloquemos o nosso coração no dela e ela mesma nos ensinará a Deus e guardar tudo no coração.
Imaculado Coração de Maria, sede a nossa proteção!
Baseado nos sermões de São Lourenço Justiniano, Bispo. Maria tudo guardava em seu coração.
Luana Moretto