A Assessoria de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom em suas mais diversas missões pelo País, em conjunto com o Projeto Juventude para Jesus, busca através da Campanha Melhor Vida Não Há prevenir quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas, sobretudo os jovens.
A data foi instaurada em 1987 como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, pela resolução 42/112 da ONU, para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987, diante dessa necessidade tendo como objetivo principal favorecer uma oportunidade de prevenção e combate.
Neste dia, a ONU divulga o Relatório Mundial de Drogas, com as informações anuais sobre o consumo, a produção e o tráfico de drogas no mundo. Estima-se que morrem cerca de 200.000 pessoas anualmente por causa das drogas ilícitas.
“Quantas vezes encontramos um pobre e, mesmo sendo generosos e sentindo compaixão, não o tocamos. Oferecemos uma moeda, mas evitamos tocar sua mão. Esquecemos que aquele é o corpo de Cristo! Jesus nos ensina a não ter medo de tocar o pobre e o excluído, porque Ele está neles. Tocar o pobre pode nos purificar da hipocrisia e nos preocupar por sua exclusão” (Papa Francisco).
No vídeo a seguir, João Bala, missionário da Comunidade Shalom, comenta a importância da família no combate às drogas.
Projeto Volta Israel
O Projeto Volta Israel atua no combate ao uso de álcool e outras drogas, desde a prevenção, por meio de campanhas de conscientização, até o tratamento e a reinserção social. Esse projeto surgiu em 1988 quando a Comunidade Shalom realizou seu 1º Acampamento Jovem. Descobriu-se que, devido ao uso de drogas, alguns jovens não se integravam aos demais do grupo. A partir de então, em uma das Casas da Comunidade, surgiu um grupo de oração para o melhor acolhimento e tratamento desses jovens, que veio a se tornar, com o tempo, no Projeto Volta Israel. As formas de atuação são: Tratamento ambulatorial; Tratamento em Comunidade Terapêutica; Campanhas; Reinserção social.
Em vários países do mundo realizam-se encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, assim como o tratamento dos danos causados pelas drogas. Por isso, a Campanha Melhor Vida Não Há vem promover diversas ações de prevenção, combate, conscientização como também mostrar que é possível superar e viver sem drogas.
Onde encontrar ajuda?
Casa Santa Maria Madalena
Rua Frei Vicente Salvador, 1428 – Montese – Fortaleza-CE
Fones: 85. 98542.9989 / 85. 3067.7704 / 85.3264.4393