Formação

Coração de Jesus que tanto nos amais

Nas páginas dos evangelhos, não temos outra coisa senão uma descrição do modo do Coração de Jesus agir.

comshalom

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das devoções mais queridas por fiéis do mundo todo. Vamos aqui, sem a pretensão de esgotar o assunto, fazer uma breve reflexão sobre essa devoção tão abençoada.

O coração humano é a sede das decisões mais profundas. Naturalmente, essas decisões são depois purificadas e desenvolvidas pela razão, mas nasceram no coração de alguém. Quando a gente entende isso, fica bem mais simples entender o grande mistério do Coração de Jesus. A decisão mais profunda que é sediada no Coração do Senhor Jesus foi e é a nossa salvação.

É importante ter em mente que essa decisão não foi superficial, mas foi algo tão profundo que culminou na nossa salvação. Essa compreensão deve iluminar nossas orações e nossas súplicas.

Quando vamos pedir algo a Deus em nossas orações, devemos estar atentos a esse entendimento: o que eu estou pedindo a Deus vai contribuir para eu ser uma pessoa melhor e consequentemente para minha salvação? Alguém poderia pensar: “Mas isso não é egoísmo? Eu, eu, eu”. Não, de jeito nenhum, porque uma pessoa santa não faz outra coisa senão pensar em Deus e nos outros. Se uma esposa reza pela santidade do marido, sem dúvida ela será uma das primeiras pessoas a ser abençoada pela santidade dele.

Nas páginas dos evangelhos, não temos outra coisa senão uma descrição do modo do Coração de Jesus agir. Toda sua conduta, as grandes e pequenas decisões que vai tomando, está orientada para o bem e a felicidade plena de cada ser humano. Talvez seja por isso que, para expressar o amor com desenhos ou imagens, trazemos logo a imagem de um coração.

A oferta mortal do Senhor Jesus revela-nos que a decisão mais profunda do Coração de Deus foi a nossa salvação. Deus nos amou tanto que tomou essa decisão tão complexa e difícil: ofertar seu próprio Filho Jesus.

Atenção: não significa inventar ou criar sofrimentos, seria um absurdo! O que queremos dizer é que, em nossa vida cotidiana, temos muitas oportunidades de ofertar sofrimentos que surgem por culpa nossa ou de outros. Logo, uma vida marcada pelo louvor não é uma vida onde tudo deu certo. Quando algo dá errado, Deus certamente deseja nos ensinar coisas mais profundas.

Que Deus nos dê a docilidade e a sensibilidade necessárias para não perdermos nenhuma destas oportunidades! Assim seja, Shalom!

Leia mais

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Devoção ao Imaculado coração de Maria

A devoção da nove primeiras sextas-feiras


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.