Shalom

Conexão JMJ: Halleluya recebe jovens de várias nações

Jovens peregrinos conhecem o Festival e o trabalho missionário da Comunidade Católica Shalom.

comshalom
Papa Francisco, juventude, envio missionário, alegria. Essas são características fortes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece a cada três anos e reúne peregrinos do mundo inteiro em dias de formação, oração e encontro com Jesus Cristo. O Festival Halleluya recebe em sua 22ª edição jovens de várias partes do mundo para o Retiro de Líderes 2018, que aconteceu neste mês de julho na Diaconia Geral, sede da Comunidade Católica Shalom. Agora, muitos deles seguem em preparação para a JMJ que se aproxima.
 
Vítor Aragão, seminarista, missionário e assessor jovem da Comunidade, comentou que a Jornada Mundial da Juventude tem tudo a ver com o carisma Shalom. Segundo ele, a JMJ é um evento para os jovens e mostra uma primazia e um amor especial da Igreja para com eles. “O carisma Shalom nasce na mesma década em que a Jornada Mundial da Juventude nasceu. Ele também traz consigo o desejo da evangelização dos jovens de uma forma pulsante”, comentou. “A JMJ nasceu do desejo do Santo Padre, o Papa São João Paulo II de se encontrar com os jovens. E como nós nascemos? Aos pés dele (do Santo Padre) por meio de um jovem que ofertou a vida”, lembrou.
 
Vítor também explicou que os jovens que irão para a Jornada Mundial da Juventude terão uma experiência de ser Igreja e de estar com o Papa, o que é uma graça muito grande. “Quando estamos unidos como irmãos Jesus fala, Ele grita”, concluiu.
 
O Panamá de braços abertos
 
Antônio Midence, jovem natural da Cidade do Panamá que está visitando o Festival Halleluya, está muito contente de participar do evento e deseja receber com a mesma alegria todos os peregrinos do mundo. O jovem, assim como muitos outros em seu país, está em preparação para a jornada que se aproxima. “Uma vez por mês as Igrejas, as Paróquias se unem para orar. Fazemos uma oração todo dia 22, esperando o dia 22 de janeiro que é a data da JMJ”, comentou Antônio. “As famílias estarão abrindo as portas das suas casas para acolher os peregrinos que vão para o Panamá”, completou.
 
Ivan Alberto Bernal, também natural da Cidade do Panamá, comentou que está com altas expectativas para essa Jornada, por ser um evento mundial que vai acontecer na América Latina. “Esperamos bastante que ela atraia os jovens latino-americanos que estão perto do Panamá para que se aproximem ainda mais da Igreja e conheçam mais desse Deus maravilhoso”, comentou.
 
Um mandato missionário
 
Gabriella Dias, missionária da Comunidade que acompanha de perto as missões do Shalom em outras nações, falou sobre a evangelização autêntica dos discípulos de Jesus, que é aquela que não conhece fronteiras. “O nosso chamado como Shalom de ir à outras nações e especialmente aos jovens, nada mais é do que obedecer ao mandato missionário do Senhor: ‘Ide por todas as nações e fazei discípulos meus.’; então é uma alegria muito grande para nós como Comunidade perceber que Deus nos deu um carisma que atrai jovens do Brasil e jovens de outras nações”, afirmou Gabriella.
 
A missionária explicou ainda que a Jornada Mundial da Juventude é uma experiência que reúne jovens católicos e às vezes não católicos, mas de muitos lugares do mundo, que se reúnem com o objetivo de testemunhar a fé em Jesus Cristo. “A JMJ é uma experiência de céu, porque no céu todos estarão reunidos em torno do Cordeiro, todas as nações, homens de todas as partes do mundo. Como é lindo ver na Jornada jovens que às vezes nem sabem falar a língua um do outro, mas que  vão se comunicando, amando, partilhando o seu lanche, trocando os seus bens. Isso é o céu: Jesus presente no meio de nós que nos ensina a amar uns aos outros”, concluiu.
 
Seja um PeregrinoSH
 
A Comunidade Católica Shalom está com preços diferenciados para aqueles que têm o desejo de ir para o Panamá em janeiro de 2019.  Acesse www.shalomnajmj.com.br, confira os diferentes pacotes e venha peregrinar conosco! É possível!

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.