Formação

Será que o sofrimento humano é um castigo divino?

A nossa condição criatural traz em si limites e somando-se a isso as nossas concupiscências, frutos do pecado, nos causam sofrimentos

comshalom
Unsplash

Essa pergunta já foi feita por centenas de milhares de pessoas antes de você, inclusive na Sagrada Escritura. Em Jo 9, 1 temos o episódio de Jesus que vê um cego de nascença e em seguida os seus discípulos lhe perguntam: “Rabi, quem pecou, ele ou seus pais, para que nascesse cego?” E Jesus responde: “Nem ele pecou nem seus pais, mas é necessário que nele sejam manifestadas as obras de Deus.” Ok? Mesmo assim, vamos tentar explicitar um pouco mais.

A mentalidade do homem semita era a de que todos os tipos de males e desgraças que aconteciam a uma pessoa, numa família ou na cidade, seriam castigos enviados pelos deuses por causa dos erros humanos. Contudo, ao escolher um povo para se revelar, Deus conduziu paciente e pedagogicamente esse povo e o fez crescer na compreensão de certas verdades antes incompreensíveis a eles. A releitura da própria história sagrada já revela sementes da única verdade que foi sendo desvelada gradativamente dentro da cultura do povo hebreu. Por exemplo, o livro de Jó, que faz parte dos livros sapienciais da Bíblia, apresenta um personagem considerado, justo, integro e temente a Deus, portanto todos os bens que Jó possuíam eram interpretados como sendo recompensa divina por causa da sua conduta; porém ele vem a perder tudo e é acometido de uma profunda lepra e, para piorar um pouquinho, é visitado por três amigos que defendem a teoria da prosperidade e, portanto, se esforçam para provar e comprovar que a desgraça vivida agora por Jó é o sinal de que ele pecou e Deus lhe castigou. Após vários longos e profundos discursos, os amigos de Jó ficam em apuros, porque Jó é inocente, nesse caso, como poderiam explicar a bondade divina diante do sofrimento e do mal?

Comentando esse livro da Bíblia, S. João Paulo II explica que Jó, por ser inocente e ter consciência de não merecer semelhante castigo, contesta o pensamento que identifica o sofrimento com o castigo e o pecado, portanto o seu sofrimento é o sofrimento de um inocente e entra na lógica do mistério, que o homem não está em condições de entender totalmente com a sua inteligência (cf. Salvifici Doloris, 11).

As últimas palavras de Jó são de grande ensinamento para nós, porque tendo acolhido a fé da sua tradição religiosa e tendo se esforçado durante toda a sua vida para fazer aquilo que é justo aos olhos de Deus e dos homens, quando se vê duramente provado por um terrível e inesperado sofrimento, é a Deus que ele lança o seu grito, além disso, é no sofrimento que Jó passa a conhecer mais de Deus, por isso suspira: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te veem” (Jo 42,5). E de que forma Jó viu a Deus? Se lemos com atenção o texto bíblico compreendemos que Jó entrou em diálogo com Deus, ou seja, no meio da sua dor, mesmo sem compreender o motivo pelo qual estava sofrendo, Jó voltou-se para Deus, não com acusações, não como uma vítima da fúria divina, não com chantagens de quem faz promessas vazias para receber gratificações, mas Jó lançou-se com confiança em Deus, olhou para si e para o mundo ao seu redor com os olhos de Deus, e fez a experiência fundamental da sua vida

No capítulo 38, Deus responde a Jó. O seu não é um discurso de defesa nem de acusação, mas Deus faz Jó contemplar o mistério da sua providência e sabedoria presente nas suas obras. A forma como Ele responde ao questionamento acerca do sentido do sofrimento é revelando que está sempre perto de quem sofre, aliás, está dentro! Quando alguém sofre, Deus está ali, porque Ele nunca abandona os seus filhos. Portanto, ninguém sofre sozinho! O Seu amor torna-se a força dos fracos e a Sua presença é a luz que os guia nos tempos de escuridão.

A nossa condição criatural traz em si limites e somando-se a isso as nossas concupiscências, frutos do pecado, nos causam sofrimentos; às vezes sofremos pelas consequências diretas ou indiretas do pecado do outro, às vezes somos nós que, no mal uso da nossa liberdade, fazemos os outros sofrerem; outras vezes não encontramos explicações para os sofrimentos que padecemos ou vemos outros enfrentarem, mas sempre queremos entender por quê.

Voltemos para o primeiro parágrafo desse artigo: será que de fato entendemos a resposta de Jesus? De que forma a glória de Deus pode se manifestar numa situação de dor? Não é simples falar sobre isso em poucas linhas, mas vou pular alguns capítulos e passarei para a cena final. Contemplando a crucifixão de Jesus podemos compreender melhor, porque quando Ele grita “Eloi, Eloi, lemá sabachtáni” (Mc 15,34), não estava comprovando que o Pai o tinha abandonado, ao contrário, como membro do povo hebreu, ao pronunciar os versículos iniciais de um Salmo, o orante está expressando o sentido do Salmo inteiro, e nesse caso, o Salmo 22 (21) trata-se de um Salmo de esperança e confiança em Deus. Outra palavra pronunciada por Jesus na Cruz foi: “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito” (Lc 23,46), expressando sua confiança e abandono nas mãos do Pai. Ou seja, na hora da sua Paixão Jesus fala ao Pai, porque o Pai não está distante mas participa misteriosamente, amorosamente e intimamente daquela oferta redentora.

Deus não é a causa do mal, nem se alegra com a dor dos filhos, mas no Filho nos ensina e revela que mesmo no momento mais angustiante, podemos e devemos nos lançar com confiança em Seus braços, e ao fazermos somos introduzidos na lógica do Amor, que manifestará em nós a Sua glória, como aconteceu com Jó, com Jesus, com os santos, como tantos homens e mulheres que conhecemos e que, com seu testemunho de fé, esperança e caridade também se tornaram instrumentos da glória de Deus para outras pessoas que passam pela prova da dor.

Josefa Alves

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.