Para crescer na fé, na graça e na maturidade precisamos viver diariamente o estudo bíblico. Logo após nosso seminário de vida no Espírito Santo, nos é apresentado no grupo de oração o Enchei-vos, um livro de estudo bíblico das Edições Shalom que nos conduzirá a uma intimidade profunda com o amor do Pai em Jesus por nós, através da Palavra de Deus. Sem este caminho de unidade espiritual pautado na Palavra, corremos o risco de vivermos experiências muito diferentes dos demais irmãos, e isso acaba por comprometer a vivência do grupo de oração, como irmãos, em família.
O Enchei-vos tem a linguagem simples, mas sem ser rasa, ela nos proporciona mergulharmos na profundeza do Espírito Santo. Desde um adolescente se preparando para o ENEM, até uma senhora aposentada são capazes de compreender o que está sendo proposto. O Enchei-vos não foi feito para tipo A, B ou C de cristão, ele foi feito para todo aquele que deseja conhecer e se aprofundar no amor a Jesus. É importante lembrarmos que só conheceremos verdadeiramente a Cristo quando conhecemos sua Palavra. São Jerônimo nos afirma que “ Desconhecer a escritura é desconhecer o Cristo”.
Podemos provar a Cristo e sua misericórdia nos sacramentos, no irmão, na oração e de forma especial na Palavra, porque “o próprio Jesus é a Palavra divina que se fez carne no seio virginal de Maria: nele, Deus revelou-se plenamente, disse-nos e deu-nos tudo, abrindo-nos os tesouros da sua verdade e da sua misericórdia” (Bento XVI).
Quando falamos de estudo bíblico, alguns podem pensar que estudaremos Bíblia como estudamos Matemática, Química ou Português. Não! Esse estudo bíblico é pautado da lectio divina, que é a leitura orante da palavra de Deus, em que vamos adentrar no mistério de Deus naquela passagem bíblica determinada e mediante essa passagem confrontar nossa vida, pensamentos, atitudes e omissões e desejos. E ali descobrir a vontade de Deus, sermos purificados, restaurados e transformados para a nova vida prometida por Cristo.
Devemos sempre procurar um lugar calmo e silencioso para fazermos nosso estudo bíblico, para ajudar a prestarmos atenção no que é lido e rezado e principalmente ouvirmos a Deus. Podemos fazer em casa, ou melhor ainda, numa capela onde o Santíssimo Sacramento esteja presente. Aconselhamos fazer o estudo bíblico sentados, para dar apoio ao Enchei-vos e facilitar a escrita nele mesmo ou no caderno de oração (alguns de nós sentem a necessidade de escrever mais, por isso podemos utilizar cadernos para anotar as partes que somos orientados a escrever). Se não estamos numa capela, ter um ícone, uma imagem sagrada ou a Cruz do Senhor para contemplar durante o Enchei-vos também favorece essa experiência de mergulho na Palavra do Senhor.
Passo a passo
O primeiro momento de um dia de Enchei-vos é a leitura, que fazemos de duas a cinco vezes, para entendermos a passagem ali descrita. No segundo momento, meditamos sobre aquele mistério ali revelado, seus personagens, o que falaram, onde estavam, o que queriam, qual foi a intervenção de Deus na vida deles, para nos aprofundar e tomar propriedade daquele acontecimento. Na terceira parte, oramos com aquilo que ficou mais forte para nós, aquilo que Deus também nos chama atenção para confrontarmos com nossa vida; nesse momento devemos despir nossa alma diante do Senhor. Nessa terceira parte devemos orar na liberdade do Espírito, falando a Deus tudo que é suscitado em nosso coração.
Na quarta parte, vamos contemplar a obra de Deus realizada em nós através daquela passagem e nos pôr à escuta do Senhor, que certamente responderá ao nosso coração aquilo que oramos. Ele não é indiferente à nossa oração e sempre nos responde, dando sinais de sua misericórdia infinita. Se Deus não se pronuncia, certamente a última coisa que Ele nos falou continua sendo válida e precisamos vivê-la mais intensamente. No último momento da nossa lectio divina do Enchei-vos, vamos pensar numa ação de resposta ao amor de Deus, mediante ao que foi lido, rezado e inspirado pelo Senhor. É nesta última parte que devemos mostrar nosso amor a Deus, traduzindo em gestos concretos aquilo que precisamos mudar, evoluir e nos converter.
A ação da palavra de Deus em nós não retorna ao Senhor sem produzir frutos. Vamos nos espelhar na Virgem Santíssima, que guardava e meditava tudo aquilo que era Palavra de Deus. Que nosso coração seja terra boa e fecunda para a semente da Palavra germinar e fecundar em nós a nova vida em Cristo.
Rodrigo César Neves – Missão Shalom Natal
Irmãos, paz e bem.
No final dos anos 90 participei da formação do Seminário de Vida no Espírito Santo pela RCC até então, não a Brasil e utilizavamos a metodologia Shalon. Depois houve a criação da RCC Brasil e tb fiz formação nessa metodologia mas não consegui me encaixar. Então comecei a ver pessoas com camisetas do Enchei-vos em Cuiabá e resolvi procurá-los aqui pela net. Como funciona hoje a comunidade Shalon ?
Olá, Junior! Por favor, leia este artigo: https://comshalom.org/como-faco-para-ser-shalom/
Qualquer um pode usar este livro ou precisa ser da comunidade
Olá, Emily! Qualquer pessoa que deseje ter vida de oração pode adrquir o Enchei-vos e rezar com ele.
Shalom!