Eminência, querido Cardeal Farrell, querido Padre Alexandre, queridos sacerdotes aqui presentes, amigos do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, amigos de diferentes dicastérios, associações, movimentos e novas comunidades, amigos do Centro San Lorenzo e… queridos jovens.
Em julho de 1980, São João Paulo II visitou minha cidade, Fortaleza, no Brasil. Naquela ocasião, o arcebispo da época me pediu que oferecesse, no momento do ofertório, um presente ao Papa, em nome de todos os jovens da cidade. Eu me fiz esta pergunta: “Mas o que pode um jovem de 20 anos dar ao Papa?” Na oração, a inspiração do Senhor foi clara: como jovem, eu me unia ao Seu Amor, que mudou minha vida. Era hora de “dar de graça o que eu recebi de graça“.
Eis o meu presente para Jesus e para a Igreja: a oferta da vida e juventude para evangelizar os jovens, especialmente os que estão mais distantes de Cristo e da Igreja. A partir desta experiência decisiva – a oferta de vida aos pés de Pedro – nasceu uma “pizzaria para evangelizar“, um centro de evangelização. Um lugar acolhedor onde os jovens, com criatividade e audácia, evangelizavam outros jovens. Honestamente: Eu não tinha ideia de onde Deus estava nos levando.
É bom notar que em 1983, o mesmo Papa, aqui em Roma, queria – ele também – dar um presente aos jovens de todo o mundo: um Centro Internacional da Juventude nesta Igreja de São Lourenço, a poucos passos de sua casa. Também “lugar acolhedor”, sinal da paternidade do Santo Padre e da maternidade da Igreja para os jovens. Desde que a nossa Comunidade está presente em Roma, sempre em comunhão com a Comunidade Emmanuel e outras expressões eclesiais, temos visto este Centro como um ponto de referência especial para a evangelização. Aqui temos visto o nascimento de numerosas vocações para a vida missionária, a vida sacerdotal, o matrimônio … tantas graças na vida dos jovens ao longo dos anos!
Não poderíamos imaginar que, no alvorecer do Sínodo histórico dedicado à Juventude, fôssemos chamados a oferecer este precioso serviço à Igreja: animar o Centro Juvenil “San Lorenzo”. Aqui, muito perto de Pedro, aos pés da cruz, seguindo os passos da Santíssima Maria, acolhendo, amando e evangelizando os jovens, voltamos às origens do nosso carisma e à nossa missão como Comunidade Shalom. Neste “Centro de Evangelização”, queremos disponibilizar nosso Carisma, para o benefício de uma criatividade missionária sempre renovada com jovens e pelos jovens. Deixe os mais distantes, tanto geograficamente como espiritualmente, experimentarem que podem encontrar seu lar aqui no coração da Igreja.
Obrigado, Eminência, obrigado a todos, amigos, pela sua confiança. Contamos com a sua oração para que possamos levar adiante esta nova missão e esta nova etapa no Centro de San Lorenzo com humildade e fidelidade ao projeto de Deus. Aqui estamos! Aos pés da Cruz, em profunda comunhão com o Santo Padre, nosso amado Papa Francisco, em contínua intercessão pelo Sínodo dos Bispos e dos “jovens”, unidos em Santa Teresina e São João Paulo II, sob o olhar de Maria, queremos renovar a oferta da nossa vida pela Igreja, pelos jovens e pela humanidade.
Obrigado novamente.
Shalom!