Notícias

Enem: Jovem nota máxima dá dica importante para candidatos que farão o Exame

“Não basta preparar a mente, temos que alimentar o espírito”, aconselha a estudante Lorena Araújo, que tirou nota máxima na redação do Enem.

comshalom

Muita leitura, rotina com sono regulado, prática de questões e boa escrita ajudam na hora da prova, mas para a sergipana Lorena Barreto Araújo, membro do Shalom, a confiança nos planos de Deus fez a grande diferença para a sua aprovação no ENEM.

O seleto grupo que tirou a nota máxima no Brasil — incluindo Lorena — cumpriu com eficiência as cinco competências exigidas na prova e soube dissertar com propriedade sobre o tema proposto na prova. Para a jovem, além da rotina de estudos regular, a confiança nos planos de Deus para a sua vida fez com que ela acreditasse que é possível se dedicar aos estudos sem deixar de lado a oração, que, segundo ela, fez a diferença no alcance de seu objetivo.

“Eu coordenei um grupo de jovens na Paróquia Santa Terezinha por muitos anos. Quando comecei a estudar para o Enem, nunca deixei de lado o meu compromisso com Deus e com os jovens que estavam me esperando. Em alguns momentos, tive que me ausentar para fazer simulados, provas; mas sempre rezava, a bíblia sempre que estava na bolsa, junto com os cadernos”, testemunha a jovem.

Lorena conta que prestou vestibular quando cursava o 3º ano do Ensino Médio, mas não logrou êxito. No entanto, nunca deixou de acreditar nos planos de Deus para sua vida. “Ainda imatura em viver as perdas, e o caminho de cruz, decepcionei-me quando não consegui a vaga em Medicina de primeira. Mas compreendi que tudo acontecia no tempo de Deus, então aprendi a bendizer Seu nome por tudo! O louvor era a minha oração, e isso me dava a certeza da confiança e do zelo do amor dEle para comigo, fazendo-me acreditar, cada vez mais, que aquilo que estava nos meus planos também era vontade de Deus”, disse Lorena.

Deus não tira nada

O papa emérito Bento XVI disse aos jovens no início do seu pontificado: “(…) Não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, Ele dá tudo.” É essa experiência que um jovem cristão — em meio às mais adversas situações da vida deve ter — inclusive nos estudos. Ele deve sempre priorizar um tempo para Deus, não por obrigação, mas por uma necessidade vital, principalmente através da Eucaristia diária e do Santo Terço.

O tempo que dedicamos a Deus não nos faz perder nada, porque estamos plantando sementes para a eternidade. Não precisei parar de estudar, pelo contrário, estudei o triplo. Para relaxar, eu encontrava descanso na oração, indo à Missa em minha Paróquia ou próximo ao cursinho. Não basta preparar a mente, temos que alimentar o espírito. (Lorena)

A Comunidade Shalom esteve junto com Lorena na condução de um retiro de aprofundamento no ano da sua prova do ENEM. Deste encontro, surgiu o seu mais novo grupo de jovens “Geração Jesus”, o qual a graduanda em Medicina coordena. “Me preparei para esse grande retiro, com mais de 50 jovens, na época em que estudava para o Enem, ou melhor, na fase final, em que tive que me dedicar extremamente. Mas a fidelidade de Deus sempre me acompanhou”, concluiu.

Com a pontuação, Lorena já conquistou a aprovação para o curso de Medicina em quatro universidades do país: uma estadual, uma federal e duas particulares. “Vou nas asas do Senhor, o Seu amor é o que me conduz.”

Layla Kamila


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.