Sem Categoria

“A sabedoria consiste em entregar a vida a Jesus” – a vida de Ronaldo Pereira

comshalom

Infânciaronaldo pereira infancia

“Toda a vida do Ronaldo foi assim, organizado demais com as coisas dele. Engraçado… desde pequenininho! Todos os meus filhos chegavam, tiravam a farda e tomavam banho para poder almoçar, para depois cuidar dos trabalhos, dos deveres. Ele não! Ele não tirava a farda. Ia logo fazer os deveres”. (Socorro Pereira, mãe do Ronaldo).

Juventude

Administração ou mecânica? Ronaldo optou pelo curso de Administração, recebendo apoio de seu pai, que desejava que ele assumisse a empresa da família, chamada Petral. Em seguida, começou a trabalhar e a ajudar seu pai na administração da Petral, que vendia aço.

ronaldo juventude“Ele era muito ligado à ideologia comunista, por isso ele falava muito bem espanhol e se correspondia com Cuba” (Padre João Wilkes Chagas Júnior, missionário da Comunidade de Vida Shalom ).

“Sabe o que ele queria ser?! Comunista! E ir lá pra Cuba. Aí todo dinheirinho que ele pegava trocava por dólar” (Socorro Pereira, mãe do Ronaldo).

Comunidade de Vida

Quando o Ronaldo recebeu o discernimento sobre o pedido de ingresso na Comunidade de Vida, seu pai não aceitou e o repreendeu. Então, Ronaldo teve que sair de casa.

“Deixou a faculdade e queimou todos os seus livros sobre Comunismo” (Socorro Pereira, mãe do Ronaldo)

“O mais importante do Ronaldo está na forma como viveu, como amou a Deus, como amou a Igreja, a obra de Deus, e na forma como consumiu a sua vida por ela e por seus irmãos” (Moysés Azevedo, Shalom Maná nº78).

Projeto JuventudeDigitalizar0004

Seu nome significa “guerreiro da verdade”. Ele foi sempre um guerreiro pelo Reino de Deus que, segundo ele, deveria ser construído com ousadia e profissionalismo. (Shalom Maná nº78, 1999).

Na pasta dele do Projeto Juventude para Jesus tinha a frase, em espanhol, “El Dios no solo de palavra, sino también la manifestación del poder” (O Reino de Deus não consiste somente em palavras, mas sobretudo na manifestação do poder).

Totus tuus

Ronaldo Pereira EucaristiaRonaldo demonstrava muito amor por Nossa Senhora. Através dele, foi introduzida na Comunidade a devoção por “Maria , Porta do Céu” (Clique aqui e saiba mais sobre essa devoção).

“Eu nunca esqueço que no velório do Ronaldo, o padre José Yalea disse: ‘Hoje a casa da Comunidade Shalom está sendo fundada no céu’ (Moysés Azevedo).

“O que fez a vida do Ronaldo especial foi a sua total entrega nas mãos de Deus. Eu me lembro do primeiro contato que tive com ele. Foi numa noite de louvor da Rádio do Senhor, em 1987, no Ginásio Aécio de Borba. Durante a oração, o Senhor me deu a moção de que, naquele instante, estava tocando um jovem e este nunca mais seria o mesmo. Eu proclamei a palavra e, ao abrir os olhos, encontrei o olhar de um jovem que se destacava no meio da multidão. E Deus colocou no meu coração que era aquele o jovem que Ele estava tocando. Alguns dias depois, chegando ao Shalom, vi aquele rapaz logo na entrada. Nunca o tinha visto antes no Shalom, mas o reconheci, era o jovem da noite de louvor. Eu me aproximei dele e me apresentei. Então ele disse: ‘Meu nome é Ronaldo’. E eu disse: ‘Você era o jovem, não era?’ Ele respondeu: ‘Sim, era. Eu sei, eu fui tocado por Deus!’ Eu me lembro de uma vez que ele falou em entrevista: “O meu maior desejo é dar a minha vida a Deus, à Igreja e aos jovens”. (Moysés Azevedo)

“Valeu demais! Eu sou testemunha de que a vida do Ronaldo valeu demais. Valeu para a Igreja, valeu para nós, para mim e para você. Uma vida tem valor não pelo número de anos que se vive ou pelas muitas coisas que a pessoa tenha feito ou ganho. Para Deus, a vida tem valor quando ela é perdida em favor de alguém. A Bíblia nos ensina que o justo ‘mesmo que morra antes da idade, provará de repouso. A honra da velhice não provém de uma longa vida, e não se mede pelo número dos anos. Mas é a sabedoria que faz as vezes dos cabelos brancos, é uma vida pura que se tem em conta de velhice’ (Sb 4, 7-9). A sabedoria consiste em entregar a vida a Jesus, em querer perder a vida para ganhá-la, em não buscar ganhar a vida para si, para os prazeres, para os próprios planos, mas em perder completamente a vida por amor a Deus e aos irmãos. Essa sabedoria o Ronaldo teve. Teve também uma vida pura, da qual todos nós somos testemunhas” (Emmir Nogueira).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Estou terminando de ler Escolhi a santidade e vim olhar, por indicaçao do
    Iivro, o QR code que está na pag 106. Como presumi, emocionei-me com esses depoimentos. Somente o completo esclarecimento do que se deseja para si, sob a luz do Espírito Santo, pode transformar violentamente o coração de alguém. Sou mãe de um jovem de 22 anos e trago agora comigo, um enorme carinho e admiração por alguém que nunca conheci pessoalmente, Ronaldo Pereira.

  2. Mds, parece q me olhei no espelho, só q alguns anos mais velho (na minha opinião rsrsrsrs)

    Meu, cara, q exemplo… homem santo, com certeza *-*