Institucional

Retiro reúne líderes de grupos Shalom de 40 cidades

comshalom

retiro difusao obraO Shalom promoveu retiro de 12 a 16 de fevereiro, em Fortaleza, com o objetivo de treinar os líderes da Obra Shalom de lugares onde ainda não há presença de missionários da Comunidade. Participaram cerca de 100 pessoas de 40 cidades do Brasil e do Paraguai (Assunção).

Para o coordenador do Setor de Difusão da Obra Shalom, Aurinilton Leão, o surgimento desses grupos não só traz à lembrança a fundação da Comunidade há 31 anos, mas é alvo da mesma ação divina que inspirou os primeiros missionários.

“Tudo começa a partir de um pequeno grupo de oração. O mais interessante desse processo é que começa com as pessoas da própria cidade. Então, vem uma graça particular, porque revivem aquilo que vivemos há 31 anos, que é a própria graça de uma fundação. É confiada a eles uma graça para desbravar uma nova cidade, desposar um novo povo. Essa é uma beleza muito grande da difusão do Carisma Shalom”, afirma.

O treinamento, cuja primeira edição foi realizada em 2013, contou com palestra da cofundadora Maria Emmir Nogueira. O objetivo, segundo Aurinilton, foi aprofundar o conhecimento do Carisma. Ele ressaltou também que a expansão da presença da Comunidade teve como marco o Reconhecimento Pontifício, em 2007, pois a Igreja, ao reconhecer um Carisma, deseja que ele se espalhe pelo mundo inteiro como um dom.

Confira fotos do retiro aqui.

“Todas as oportunidades que estão aparecendo nós as temos tomado para ir avançando e implantando o Carisma em locais onde ele ainda não existe, que são os desertos da fé. Então, pode acontecer pela Assistência Apostólica, pela Assistência Internacional, pelos meios de comunicação, pelas viagens do fundador, cofundadora e de outros irmãos da Comunidade, por participações dos padres em retiros da CNBB e outras conferências, e assim por diante”.

“Deus mandou pessoas de maneiras mais diversas. A pessoa que mais me ajuda hoje na Obra, eu a conheci na rua, porque eu estava caminhando com a blusa do Shalom”, afirma Larissa, responsável pelo Shalom no Paraguai. Confira histórias de quem faz o Carisma Shalom ser conhecido e vivido em diversas cidades.

– Como acontece a evangelização “no Carisma Shalom” em lugares que ainda não contam com a presença da Comunidade? Como começa a difusão da Obra?

Tudo começa a partir de um pequeno grupo de oração. Essas pessoas interessadas na espiritualidade ou identificadas mesmo com a Vocação Shalom solicitam ao setor da Difusão a abertura de um grupo de oração. A partir deste grupo, começa-se um processo de formação e acompanhamento.

Clique aqui e leia na íntegra entrevista com Aurinilton Leão.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.