Institucional

Curso das Famílias: Santidade é uma decisão livre

comshalom

As famílias puderam refletir sobre o tema “Eu quero ser santo” no curso Maturidade e Espiritualidade na Família, coordenado pela missionária da Comunidade de Aliança, Shirley kátia na tarde desta segunda-feira, 3. De acordo com ela, a santidade é uma decisão livre. “Cada um de nós precisa colaborar com a obra de santidade de Deus na nossa vida. Precisa ser minha vontade também”, destacou.

A santidade também alcança outras pessoas. “Pela santidade, toda a família também é santificada. Uma vida santa contagia toda a família”, disse.  Shirley citou como exemplo a vida da Santa Gianna Bereta Mola. Ela foi capaz de dar a vida para não ter que abortar sua filha. “Ela amou como Jesus amou. Amou até o fim da sua vida. Uma mulher santa, madura”, destacou.

Para explicar como a santa foi capaz de tomar sua decisão baseada na vontade de Deus, Shirley explicou as dimensões do ser. A área do corpo, da afetividade e da imaginação são as mais suscetíveis ao pecado e às decisões imaturas. Pessoas que acreditam que seu valor e sua dignidade residem apenas no corpo ou que deixam a imaginação tomar conta das suas decisões são imaturas. “É preciso perceber a distância entre o meu eu atual e o meu ideal, que é a santidade. A graça vem ao meu auxílio”, destacou. Outra área do ser é a memória. Deus é capaz de curar as mentalidades que nos aprisionam.

A liberdade, a vontade e a inteligência são as áreas do ser que estão mais próximas da vontade de Deus. Foi nessas áreas que Santa Gianna conseguiu tomar sua decisão. Ela conhecia um Deus que é amor e tinha fé na providência e no amor de Deus. “A vida não acaba quando eu morrer. Existe um céu, uma eternidade”, disse a missionária. De acordo com ela, quem é apegado aos bens materiais ou ao seu corpo não consegue alcançar a santidade. “Quem ama mais os filhos, as coisas que a Deus não consegue tomar a decisão na vontade de Deus”, destacou.

O casal Amandio Neto Gonçalves, 70, e Maria Helena Braga Sousa 53, elogiou o curso voltado para as famílias. “Importante e necessário. Fala sobre a nossa santidade”, disse Maria Helena. “É importante para o nosso fortalecimento espiritual. Interessante o modo como é tratado o tema, muito explicativo”, completou Amandio.

 

Por Teresa Fernandes


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.