Nem sempre ouvimos o Senhor quando nos colocamos em oração. Nem sempre percebemos ou sentimos Sua condução. No entanto, isso não significa que Ele não está nos ouvindo ou agindo em nossas vidas. Questionamentos como esses sempre despertam dúvidas e interesse, principalmente, entre aqueles que já tiveram uma experiência com Deus.
No penúltimo do dia do Retiro de Semana Santa em Fortaleza, o missionário da Comunidade Shalom Elton Alves fez sua pregação abordando a temática da ausência e do silêncio de Deus, que fazem parte do mistério do Sábado Santo. Neste dia, a Igreja medita sobre o Senhor morto e deposto no sepulcro.
Segundo o teólogo, uma das formas de neste dia viver o mistério do Senhor que se faz ausente é ver nas capelas as portas dos sacrários abertas, sem o Santíssimo Sacramento. “A ausência sacramental nos ajuda a compreender aquilo que vivemos hoje”, destaca. Na pregação, Elton salienta que o silêncio também é ação de Deus, e nos ajuda a refletir sobre como estamos vivendo e reagindo às situações da vida. “O silêncio é o modo pelo qual Deus não poucas vezes decidiu agir e age até hoje”.
Outro ponto abordado pelo pregador foi a forma como vemos a presença (ou ausência) de Deus no nosso cotidiano e na sociedade. “Alguns dizem que Deus morreu. Alguns dizem que vivemos num período pós-cristão. Hoje as pessoas proclamam a morte de Deus e dizem estar bem.” Segundo ele, essa realidade deve gerar uma reflexão aos cristãos. “Até que ponto a ausência ou a presença de Deus, realmente, mudam a minha vida, minhas decisões? Até que ponto essa presença muda ou impacta meu ser?”
Serviço
O retiro de Semana Santa em Fortaleza, tem como tema neste ano “Eu venci o mundo” e continua amanhã, no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 14h.
Leia Mais
Padre Silvio Scopel: “Quem reza não cai em tentação.”
Gabriela Dias: “Sem humilhação não há santidade”
Aldemir Neto