Sem Categoria

Te pertencer Senhor é o meu prazer! Te pertencer Senhor, enquanto eu viver te amar!

É impressionante como uma música, um momento, podem marcar as nossas vidas. Sabe quando as palavras ficam pobres para relatar uma experiência vivida? Pois é, assim eu me sinto, não consigo encontrar palavras para partilhar o que vivenciei como sacerdote nestes dias do Acamps Winter 2019, com o Projeto Juventude para Jesus do Shalom Santo Amaro.

comshalom

Mesmo assim, com o intuito de partilhar um pouco desta maravilhosa experiência tentarei abrir um pouco da janela da minha alma para que vocês possam vislumbrar algo do que Deus fez em mim.

Este foi o meu primeiro Acamps. Daí que não tinha formulado muitas expectativas senão que fui para ajudar com os sacramentos e oração. Mas Deus me surpreendeu, pois Ele queria muito mais de mim. A função sacramental foi um dos grandes presentes que eu pude oferecer a estes jovens, mas Deus foi além, quis me usar como Pai e como irmão destes jovens que são tão amados pelo Coração de Jesus.

Quando decidi doar alguns dias das minhas férias para acompanhar os jovens, eu sabia que estava fazendo algo que agradava a Jesus, pois sei do grande amor que Ele tem por eles; amor que Ele mesmo coloca no meu coração desde a minha ordenação sacerdotal, há 4 anos atrás.

O que dizer do Acamps?

Uma oportunidade na vida destes jovens para um encontro profundo com Deus, através da oração; e uma oportunidade de conhecer outros jovens, divertir-se num ambiente sadio. É fundamental mostrar para os nossos jovens de hoje que é possível divertir-se, ir a festas, conviver com novas pessoas, tudo isso sem deixar de ser cristãos… isso é o Acamps.

Para mim, como sacerdote, a força espiritual que senti neste acampamento foi muito perceptível. Realmente estávamos dentro de uma batalha espiritual intensa. Mas a presença de Jesus Eucarístico foi fundamental, pois afinal, é Ele quem transformaria a vida destes jovens. Por isso, a primeira ação que realizei foi abençoar todo o lugar, todos os ambientes que seriam usados durante o acampamento. E logo trazer Jesus presente na Eucaristia para que Ele fosse o centro do nosso acampamento.

Dentre os momentos de oração, o que mais me emocionou (claro que depois da Santa Missa), foi a adoração Eucarística. Foi surpreendente presenciar as transformações que Jesus ia realizando nas vidas deles: curas interiores e libertações. Jovens que estavam afastados da Igreja, ou fracos na fé; jovens que nem são batizados; jovens profundamente machucados; todos ali ajoelhados diante de Jesus. Foi lindo e tocante estes momentos.


Foi na adoração do sábado onde Deus me deu uma graça particular, a de experimentar sensivelmente o amor de Deus pelos jovens. O abraço do Pai Misericordioso aos filhos pródigos, que ali eram curados. Senti no meu coração o Coração do próprio Deus. Não há como relatar com palavras, mas é algo que ainda me estremeço ao me lembrar.

Quando se vê um jovem ser tocado pelo amor de Deus e a sua misericórdia, todo o cansaço, todo sacrifício ganha o seu sentido mais profundo. Precisamos ser como Jesus, ou mais, ser Jesus, para estes jovens, pois todos sentem a necessidade de se aproximar d’Ele, mas não se sentem dignos. É preciso alguém que os abrace, peguem pela mão, e mostrem o quanto Jesus ama a cada um de nós. POIS O AMOR DE DEUS É PARA TODOS, E É GRATUITO!

Foi visível a transformação realizada nos jovens. A alegria que se sentia no ambiente, nos seus rostos, faz com que rendamos graças a Deus pelas maravilhas que nos permitiu presenciar. Uma das características da presença do Espírito nas nossas vidas é a alegria. E um jovem não pode ser triste… algo está errado! Temos que apresentar a juventude o motivo da verdadeira alegria: JESUS CRISTO.

Por isso, peço com o meu coração: Queridos jovens, meus filhos, não percam a alegria de seguir Jesus. Enfrentaremos dificuldades, enfrentaremos frustrações, desilusões…. mas nada disso é forte o suficiente para nos tirar a alegria de ser de Deus. E lembrem-se… não estão sós… há uma multidão de jovens espalhados pelo mundo, que decidimos pela santidade e pelo ser instrumentos deste amor à humanidade. #TamoJunto

Tudo isso me leva a confirmar algo que Deus coloca no meu coração… Ofertar minha vida pela juventude. Ser Pai, ser irmão, ser amigo… ser próximo e “ponte” para que os jovens cheguem a Deus e Deus possa vir ao encontro deles.
É algo providencial o lema do Acamp’s: “Não se descreve, se sente” … o que descrevi é muito pobre comparado ao que senti.

O meu muito obrigado ao Projeto Juventude de Santo Amaro, por ter me proporcionado esta experiência. Obrigado Shalom, pela primazia dos jovens que são tão amados pelo Coração de Jesus.

Ah! Sobre a música que marcou o nosso Acamps… Deus foi conduzindo nas adorações o “hit” que Ele queria que ficasse gravado no nosso coração. E este refrão resume toda a nossa experiência: Te pertencer, Senhor, é o meu prazer; Te pertencer e enquanto eu viver, Te amar!

Padre Fernando de Souza


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.