“Levantem-se! Coloquemo-nos em caminho!” Com este lema a Igreja na Polônia comemorou no domingo 13 de outubro – 102º aniversário da última aparição de Fátima – o anual Dia do Papa dedicado a São João Paulo II.
A iniciativa é organizada há 19 anos pela Fundação da Conferência Episcopal “Dzielo Nowego Tysiaclecia” (Obra do Novo Milênio), que financia os estudos de jovens poloneses talentosos de áreas desfavorecidas (áreas rurais e periferias), após o convite do Papa Wojtyła para “uma nova imaginação da misericórdia”.
Também neste ano foram numerosos os eventos organizados em todo o país. O principal deles foi realizado na Igreja da Divina Providência em Varsóvia, com uma Missa presidida pelo cardeal Kazimierz Nycz. “Queremos mostrar João Paulo II aos jovens, sua santidade, a grandeza da oração, o amor pela Igreja e à Bem-aventurada Virgem Maria, assim como seu ministério”, sublinhou o arcebispo da capital em sua homilia.
Abertura do ano do centenário do nascimento de São João Paulo II
O dia de domingo abriu o ano do centenário do nascimento de São João Paulo II, em 18 de maio de 1920. “Estamos felizes em encorajar não somente os jovens, mas todos a descobrir e aprender o ensino de São João Paulo II. É a ele que devemos em grande parte as mudanças que tiveram lugar em nossa pátria. Sua coragem, sabedoria e força de espírito nos ajudaram a mudar a Polônia”, declarou o padre Dariusz Kowalczyk, presidente da Fundação “Obra do Novo Milênio”.
A Fundação “Obra do Novo Milênio”, criada em 2000
Instituída no ano 2000 após a sétima Viagem Apostólica à Polônia de São João Paulo II, em 1999, a Fundação é conhecida não apenas pela organização do “Dia do Papa”, mas também por designar o Prêmio “Totus Tuus”, o lema apostólica do Papa polonês. Mas sua área de compromisso mais importante continua a ser a da educação, em particular a promoção de oportunidades educacionais para jovens talentosos com poucos recursos. No Dia do Papa de 2018, a fundação conseguiu arrecadar 1,875 milhão de euros para suas bolsas de estudo.