Formação

Mas afinal, como devo ler a Palavra de Deus?

A leitura meditada é um caminho que todos podemos percorrer. Através dela, conseguimos sentir que o Senhor nos alimenta em um banquete festivo que nos espera.

comshalom

A Palavra de Deus, fonte de toda a nossa espiritualidade, deve antes de tudo ser assumida com fé, amor e perseverança. Jesus recorda que é preciso escutar e praticar a Palavra, portanto não podemos ter uma leitura corrida, desatenta e sem prestar o devido amor ao Senhor que nos fala ao coração.

3 passos indispensáveis

Três são as atitudes fundamentais que devem estar dentro de nós quando nos aproximamos da Palavra de Deus.

Ela dever ser lida: 1. De forma lenta; 2. De forma atenta; 3. De forma amorosa.

Diante da pressa do mundo, parar

A verdade é que nós não somos acostumados a ler lentamente. Hoje temos quase uma “voracidade compulsiva” em ler rápido e de forma superficial. Aparentemente, lemos muito. Porém, poderíamos dizer que há um “engordamento artificial” de idéias que não conseguimos digerir.

É muito importante na oração evitar a superficialidade apressada e ter mais cuidado na escolha do que se lê. Ler mais lentamente, quase saboreando palavra por palavra, separando tempo e lugar adequados para isso é fundamental.

Devemos repartir as palavras como se fossem uma fruta que queremos saborear com vontade, e não apenas engolir rápido, sem sentir o gosto.

Dar atenção é também priorizar

Para Santa Teresa, este é o segredo da verdadeira meditação: estar atento. É preciso, diz ela, saber o que diz e para quem diz, para que seja verdadeira a oração. A mesma pedagogia devemos usar quando queremos compreender o que estamos lendo para que aquilo penetre em nossos sentidos.

Três perguntas podem ser úteis aqui: “O que diz a Palavra? Para quem é dirigida? O que diz para mim hoje?”.

Essa releitura da Palavra é fundamental para que, diante dela, não nos portemos como espectadores ou visitantes de um museu, mas consigamos atualizá-la para a nossa vida.

Sem amor, de nada vale

Amor. Ler com amor, como se a Palavra fosse um texto dirigido tão somente a nós. Essa personalização da Palavra é fundamental para que possamos ser tocados pelo espírito do autor que, quando escreveu, tinha uma finalidade: trazer-nos à vida através das Sagradas Escrituras.

Quando lemos algo de forma amorosa, isso produz mais fruto dentro de nós. Compreendemos que a história de salvação que nos antecedeu, passou por inúmeras provas concretas de amor para que chegasse até nós, para que fosse encarnada em nossas vidas. A Palavra de Deus é sempre atual e o amor que ela quer transmitir a nós sempre pode ser renovado, se tivermos essa sensibilidade.

Um caminho para todos

A leitura meditada é um caminho que todos podemos percorrer. Através dela, conseguimos sentir que o Senhor nos alimenta em um banquete festivo que nos espera.

“Todos vós que tendes fome e sede, vinde à nascente”, recorda o profeta Isaías (55,2). O que importa é comer, ser saciado. Se o alimento é preparado por nós ou por outro, isso pouco importa. Mas quando é inspirado pelo próprio Deus, aí não podemos recusá-lo.

Que neste ano a Palavra lhe guie pela eterna novidade do Criador, que sempre deseja comunicar coisas novas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.