Formação

Frei Patrício: a universidade da cruz é o calvário

Você conhece algum santo que não sofreu?

comshalom
Foto: Unsplash

A Palavra de Deus é como uma espada que corta pelos dois lados e penetra até o miolo. É uma cirurgia em que o Espírito Santo é o cirurgião que corta na carne viva, sem anestesia. Nunca devemos permanecer indiferentes diante do Senhor que nos fala, mas devemos tentar nos desligar de tudo e oferecer o ouvido do corpo, da mente e do coração para que a Palavra entre em nós e, como fermento, possa nos fermentar para a vida nova.

Um caminho humilde de escuta

Estamos caminhando na santidade, e a santidade nos provoca e exige de nós uma vida de caridade, de amor. Muitas vezes, o nosso mal, leia-se “o meu mal”, é que escutamos a Palavra com ouvido surdo, sem compreender e sem nos deter na compreensão e sem dar a resposta ao Deus que nos fala.

A Universidade da Cruz é o Calvário, em que devemos escutar com o coração o que Jesus nos diz. Sem a ciência do amor e da cruz, não é possível ser discípulos de Cristo.

A “Universidade do Calvário”

Na vida dos santos, pode faltar teologia, conhecimento bíblico, mas jamais pode faltar a cruz, a oração e as obras de caridade. Eu tenho tido a alegria de trabalhar em processo de canonização de monjas e de leigos e é muito interessante ver como eles e elas, sejam leigos ou religiosos, foram espertos e receberam o diploma na universidade do Calvário.

“Nos processos de beatificação e canonização, tomam-se em consideração os sinais de heroicidade na prática das virtudes, o sacrifício da vida no martírio e também os casos em que se verificou um oferecimento da própria vida pelos outros, mantido até à morte. Esta doação manifesta uma imitação exemplar de Cristo, e é digna da admiração dos fiéis. Lembremos, por exemplo, a Beata Maria Gabriela Sagheddu, que ofereceu a sua vida pela unidade dos cristãos.” (Gaudete et Exsultate, 5)

A confiança

É bonito buscar na vida dos que são canonizáveis como eles e elas viveram heroicamente as virtudes, encontraram dificuldades, lutas, tentações, mas sempre confiaram na graça de Deus e, quando caíram, retomaram o caminho com esperança e com coragem.

Há santos que não foram incompreendidos e que não sentiram sobre si a indiferença dos que estavam ao seu redor? Jesus premia os que ama através do cálice da dor e do sofrimento exterior e interior. Você conhece algum santo que não sofreu? Se o conhece, por favor, me diga, que vou escolhê-lo como meu amigo e protetor.

Repartir o pão

Sem repartir o que temos e o que somos, não é possível viver a Palavra de Deus nem no Antigo Testamento e nem no Novo Testamento. Há textos de profetas que são uma beleza e que não diferem do anúncio de Jesus. Como este do profeta Isaías que nos diz qual é o jejum que o Senhor quer de nós.

O jejum se chama repartir, acolher, amar e isto vai exigindo de nós uma renúncia ao nosso comodismo. O jejum não é uma escola de beleza, mas sim uma escola de oração e de santidade. Quando jejuamos, nos tornamos transparentes da luz de Deus, que vive em nós.

A generosidade

Quem ama a Deus se coloca à Sua disposição e quando O invocamos é Ele mesmo que nos responde, dizendo-nos “Eis-me aqui”. Este capítulo 58 do profeta é um dos meus preferidos, que me dá continuamente coragem em todos os momentos de minha vida. Faça também você a experiência.

Sempre que dou o meu tempo, o meu amor, as minhas coisas, Deus me envia o cêntuplo. O refrão do Salmo muito nos ajuda: “Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez” (cf. 111/112). Os santos são, pois, luz no nosso caminho.

Somos pobres entre os pobres

A comunidade de Coríntios tem muitos problemas. Pode ser que o problema maior seja o orgulho, em que cada um se sente maior e mais importante que os outros. Uma doença terrível que tem cura só com a graça de Deus, é um câncer que acontece até mesmo na vida dos santos. Precisamos, então, tomar o remédio para que não padeçamos.

Este remédio não se encontra na farmácia, mas o temos pela oração. Ele se chama humildade.

Paulo se apresenta na comunidade como o último de todos, com a força do Senhor. Ele não fala da sua cultura nem da sua sabedoria, mas somente do seu amor a Jesus. Não sabia nada além de Jesus.

Voltar ao essencial

Hoje em dia, devemos voltar a esta total simplicidade, visto que a nossa força na evangelização não são os títulos que podemos ter adquirido com o estudo, mas sim a nossa identificação com Cristo Jesus, que é o nosso único amor.

“Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus, e não na sabedoria dos homens.” (1Cor 2,3-5)

Ser sal e luz

O Evangelho de hoje é curtinho, mas é sal e luz. Não são necessários, para compreendê-lo, muitos discursos difíceis. Todos nós sabemos que o sal que não salga se joga fora e se pisa, e que luz que não ilumina é treva. Devemos voltar a ler o primeiro capítulo do Evangelho de São João: “veio a luz, mas as trevas a recusaram. Veio o sol, mas os que são insípidos o recusaram.”

A concretude do nosso sim

É tempo de profetismo feito de gestos concretos, de pequenos gestos que têm uma força impressionante na Igreja e na vida. Um pouco de sal é capaz de salgar toda a comida e, uma vez colocado, não é fácil tirá-lo apenas colocando muita água corrente; assim, o cristão autêntico não se deixa corromper por nada, mas salga os que vivem com ele pelo sal da fé, da esperança e do amor.

É tempo urgente de dar testemunho da nossa fé, muito mais com o silêncio das obras do que com a força das palavras.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.