Sem Categoria

Cuidar do outro por amor ao Outro

Bárbara Lino, vocacionada da Comunidade em Guarulhos, é estudante de enfermagem e funcionária a 6 anos num hospital na Cidade Tiradentes, nos conta sua missão hoje, em meio a pandemia, onde o amor por cuidar do outro se tornou seu ato de amor pelo Outro.

comshalom

“A cada dia basta o seu cuidado”

Esse versículo do Evangelho de São Mateus foi uma das frases ditas a nós como Comunidade na nossa última Santa Missa dominical presencial. As palavras do padre antes da benção final ficaram marcadas em mim, na qual já via as mudanças começarem a acontecer.

Na mesma semana, ocorreu a missa da Solenidade de São José. Em poucos dias, de Domingo para Quarta, me vi usando máscara e evitando de cumprimentar os irmãos devido às realidades no hospital e devido ao medo que estava sentindo no momento. Porém, essa missa para mim foi muito marcante.

Foi marcante pois o celebrante se dirigiu a cada um dos profissionais de saúde que ali estavam e disse: “Tenham a certeza que há uma Comunidade inteira intercedendo por vocês que estão à frente dessa batalha”. Foi marcante pois um dos meus irmãos me mandou uma mensagem com a foto do sinal dizendo: “Você será todos nós lá”. E, claramente, vi o Amor de Deus ali.

Evangelizar pela esperança!

De fato, tudo se deu muito rápido. E foi necessário. Foi necessário devido à velocidade da propagação do vírus. As mudanças no hospital no qual eu trabalho ocorreram, as mudanças em cada diocese, as mudanças em cada trabalho e em cada lar. Está sendo necessário cada mudança que estamos passando.

Em meio a tudo isso, vi colegas se preocuparem com seus filhos, pais e avós, e também vi a distância doer. Não somente a distância de não poder visitar, mas estar próximo e ter zelo ao expressar carinho com esses, algo que de maneira particular é bem dolorido para mim.

Independentemente do que os impulsionavam, vi colegas de trabalho também se aproximarem mais de Deus. Ali vi, e ainda vejo, uma oportunidade de evangelizar e mostrar a constância que vem de Deus, que Ele antes já estava zelando pela nossa vida, que Ele ouve as nossas súplicas e que Ele está a nos mostrar o Seu amor mais e mais.

Só Deus basta!

Vi uma oportunidade também de mostrar que Deus não deixa de redimir nossos pecados em nenhuma situação, que podemos recorrer aos sacramentos sempre quando o padre que é colaborador do hospital (tenho a graça de trabalhar em uma instituição católica), vem atender minha confissão: de máscara assim como eu!

Hoje vejo como Deus utilizou de tudo isso para me mostrar na prática aquela famosa frase bem conhecida por nós: “Só Deus basta!”. Só Ele basta pois em meio a tantas mudanças de rotina, em meio aos medos e aflições, o Amado está a nos esperar como sempre esteve, e sempre estará!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.