Preocupada com a situação de vulnerabilidade social e com o risco de contágio e disseminação da pandemia de Covid-19 entre a população de rua brasileira, a Comunidade Católica Shalom criou o projeto “Shalom Amigo dos Pobres” para acolher aos necessitados e prestar socorro neste tempo. A Comunidade abriu as portas de alguns dos seus centros de evangelização para acolher e servir como ponto de apoio pessoas em situação de rua de todas as idades.
No local, além do acolhimento, foram oferecidas refeições, água para hidratação, espaço para higiene pessoal, lavagem de roupas, distribuição de equipamentos de proteção individual, além de serviço de conscientização sobre a vivência da quarentena e isolamento social como formas de combate ao Coronavírus.
Jeovana Freitas, Assessora de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom, e coordenadora geral do projeto, explica que os locais de atendimento também serviram para auxiliar espiritualmente os moradores com orações, evangelização e aconselhamento. Além disso, diversas equipes de voluntários formadas por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, além de profissionais de outras especialidades ofereceram periodicamente o serviço de consultório de rua com atendimentos e encaminhamentos para os serviços públicos de saúde das Capitais brasileiras.
Pousada social, aluguel social e planos emergenciais
O projeto “Shalom Amigo dos Pobres” auxiliou também o poder público na promoção de acolhimento e um isolamento social efetivo às pessoas em situação de rua nos equipamentos disponibilizados pelos municípios, como a pousada social, aluguel social e demais planos emergenciais de abrigo temporário.
“O Papa Francisco tem convidado, desde o início da pandemia, todos nós a termos coragem de nos envolvermos com aqueles que mais necessitam. Existem muitas pessoas necessitadas nas ruas e precisamos fazer a nossa parte como cristãos. Queremos que a frase “Fique em Casa” também contemple os mais pobres. Queremos que nesse tempo de pandemia não existam desigualdades e que a gente possa promover a dignidade para esses nossos irmãos”, disse Jeovana.
Voluntários e Doações
O projeto contou com o apoio de centenas de voluntários, dentre eles médicos, assistentes sociais e sacerdotes, que ajudaram nas demandas de distribuição de alimentos, higienização, triagem, espiritualidade, atividades grupais, lavanderia e momentos de convivência. As pessoas que ainda quiserem participar do projeto como voluntário, só precisam entrar no site amigodospobres.org e se inscreverem.
O projeto “Shalom Amigo dos Pobres” precisa também de donativos e de recursos financeiros. As formas de doação e os pontos de entrega estão disponíveis no site. Segundo Jeovana Freitas, o projeto está precisando de alimentos, roupas, produtos de higiene em geral e pessoal, além de cobertores, toalhas, máscaras, luvas e medicações.
Serviço: Projeto Amigo dos Pobres
Contato: (85) 9 8802 5381
Cadastro para voluntários: amigodospobres.org
Doações: amigodospobres.org