Formação

Frei Patrício Sciadini: A santidade verdadeira é servir aos outros

Neste dia das mães, medite conosco as palavras do Frei Patrício, que fala sobre a importância do amor autêntico que é revelado no cotidiano através da nossa disposição em servir.

comshalom

Quem ama está convencido de que a sua missão não é dominar, mas servir. Quando Deus, que é amor, não habita nosso coração, buscamos os primeiros lugares, os pedestais, para sermos o centro de tudo e de todos. Desse modo, acabamos por ser estátuas no meio das praças, para que todos vejam que estamos ali, isso para sermos incensados, respeitados e que, diante de nós, todos devem se ajoelhar.

Mas não é assim com quem quer imitar Jesus, que veio “não para ser servido, mas para servir”. Ele que não se envergonhou de assumir a nossa realidade humana, fazendo-se um de nós e ajoelhando-se diante de nós para lavar-nos os pés.

Ele, antes de exigir amor, dá amor.

Estamos no período pós-pascal e sentimos a presença viva de Jesus Ressuscitado que não nos abandona, para estar para sempre à direita do Pai, mas que permanece conosco, para nos educar a viver com um novo estilo de vida, no qual todos temos necessidade de Deus e dos outros.

A diaconia, como serviço presente em toda a Sagrada Escritura, se torna o caminho da Igreja, que decide se colocar a serviço do anúncio do Evangelho e no serviço da caridade.

Nos libertar da autorreferencialidade

É quase que inevitável, se não somos iluminados pela graça de Deus e pelo exemplo de Jesus, cair no pecado de crer-se insubstituível, achando que, sem nós, nada acontece, e que tudo vai bem conosco e vai mal sem nós.

É um pecado eclesial de quem se deixa dominar pela “referencialidade”. É muito fácil falar de serviço, de disponibilidade, de cooperação e de sinodalidade, mas a santidade não está nos dicionários e nas palavras, mas na vivência do Evangelho.

Jesus, por três anos vivendo no nosso meio, nos deu exemplo, tentou mudar a cabeça fechada e egoísta dos Seus discípulos, que apenas depois da Ressurreição vão compreender o que significa ser discípulo de Jesus, que é servir e dar a vida até o fim.

Precisamos saber compartilhar as responsabilidades. Ninguém é tão pobre e sem qualidade que não pode servir, e ninguém é tão rico que não tenha nada a receber dos outros.

O exemplo mais belo de mútua ajuda quem me deu foi a minha mãe, Domenica, em um momento em que eu queria fazer tudo sozinho. Ela disse: “uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto. Se só um olho fosse suficiente, Deus não teria feito o homem com dois, nem com duas mãos nem com dois pés”. Ela acrescentava, dizendo: “E te deu só uma língua, para se queixar menos e falar menos.”

Devemos ser servos, ser diáconos. Todos servimos. Evitemos deixar de servir.

Servir a Deus e aos outros: eis a santidade 

“Esta missão tem o seu sentido pleno em Cristo e só se compreende a partir Dele. No fundo, a santidade é viver em união com Ele os mistérios da sua vida; consiste em associar-se duma maneira única e pessoal à morte e ressurreição do Senhor, em morrer e ressuscitar continuamente com Ele.

Mas pode também envolver a reprodução na própria existência de diferentes aspetos da vida terrena de Jesus: a vida oculta, a vida comunitária, a proximidade aos últimos, a pobreza e outras manifestações da sua doação por amor.

A contemplação destes mistérios, como propunha Santo Inácio de Loyola, leva-nos a encarná-los nas nossas opções e atitudes. Porque ‘tudo, na vida de Jesus, é sinal do seu mistério’, ‘toda a vida de Cristo é revelação do Pai’, ‘toda a vida de Cristo é mistério de redenção’, ‘toda a vida de Cristo é mistério de recapitulação’, e ‘tudo o que Cristo viveu, Ele próprio faz com que o possamos viver Nele e Ele vivê-lo em nós’.” (Gaudete et Exsultate, 20)

O Papa Francisco insiste na nossa missão que é colocar no centro da nossa vida Jesus que não quer fazer tudo sozinho, mas nos chama a cooperar com ele a transformar o mundo.

Somente na medida que o cristão se compromete a viver o amor nas duas direções, de Deus e dos outros, é possível ter no futuro uma vida de alta qualidade.

É um erro pensar que a vida de qualidade é ter dinheiro no bolso, a geladeira cheia e o poder, de forma a cair no consumismo mais desenfreado, que nos permite ter tudo.

Há, no entanto, algo que não é possível comprar: a felicidade que está escondida dentro de nós. Somente superando a ganância do ter, do poder e do prazer, podemos viver uma vida de paz e de alegria, que ninguém poderá nos roubar.

Cientes de tudo isto, saibamos que tudo na vida de Jesus é sinal do Seu mistério e do Seu grande amor por nós. Só quem imita Jesus poderá experimentar a verdadeira felicidade.

Não podemos fazer tudo, é preciso escolher

Os Apóstolos e discípulos não têm medo: anunciam o Evangelho, de modo que os seguidores de Jesus aumentam, nascendo também os primeiros problemas e murmurações: as viúvas dos gregos são menos cuidadas que as viúvas de origem judaica…

O que fazer? Quem vai cuidar delas? E como? São perguntas as quais é necessário dar uma resposta.

Os discípulos tomam uma decisão histórica, não é possível fazermos tudo.

Decidem, então, para resolver essa questão, reservar para o ministério do anúncio da Palavra e da oração aos homens maduros, de vida irrepreensível para cuidar dos problemas assistenciais e econômicos, nascendo, assim, os diáconos servidores, para que todos recebam o que é necessário para uma vida de comunhão e amor: “Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.

Esta escolha é fundamental também hoje. Hoje, existem várias diaconias econômicas, litúrgicas, musicais, de assistência. O padre ou o Bispo que quer fazer tudo, vê como se tudo possuísse, crendo que também tudo pudesse dominar. Quem é assim está destinado à falência. 

O Salmo 33 nos convida à confiança, pois Deus não nos abandona, o Seu olho vê tudo e nos dá o que comer no tempo de fome.

Jesus, a pedra angular

Para quem tem fé, Jesus é a pedra angular sobre a qual se constrói o verdadeiro edifício, que nada poderá abalar: nem terremoto teológico nem tsunami ideológico.

Cristo passa através de todas as dificuldades da história e segue sendo a Luz que ilumina a todos. Para quem não tem fé, Jesus é pedra de tropeço, em que todos batem com o pé e com a cabeça.  

Cada um de nós é pedra viva neste edifício da vida e da humanidade, que deve ser construído, com as pedras da paz, da compreensão, do amor, da misericórdia e do perdão.

Quem crê em Cristo Jesus se trona pedra viva, raça escolhida e sacerdócio santo para o novo povo conquistado por Cristo com o Seu sangue derramado na Cruz.

É hora de nos convertermos a Jesus para concretizar a esperança de uma nova Igreja que não tem medo de ser minoritária, mas que é de qualidade e de testemunho.

Eu sou o caminho, a verdade e a vida

Nunca me canso de ler, meditar e saborear este início do capítulo 14 do Evangelho de João, em que se narra um diálogo de descrença por parte de Filipe, e uma resposta de amor por parte de Jesus.

Diante da descrença de Filipe, porta-voz de todos nós, Jesus se revela por Aquele que Ele é e apresenta a Sua missão em poucas palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

O caminho: quem segue Jesus, a sua Palavra, o Seu caminho de Encarnação, de Paixão, de morte, não se perde, passa através da Cruz e viverá novamente na Ressurreição. É o único caminho que não engana.

A verdade: em uma sociedade de notícias que nos desorientam, temos a necessidade de saber onde está a verdade. Ela não está nas coisas, nem na filosofia, e nem na teologia, mas no ministério de Deus, que só Jesus pode nos revelar.

A vida: quem segue Jesus não se perde pelos caminhos, vem contra a verdade e vive uma vida de totalidade e de amor pelo serviço de Deus e dos outros…

Aconselho que se saiba este texto de cor a fim de se possuir a verdade e vida.

____________

Leia hoje também

Emmir Nogueira: Este é um tempo de prova da nossa fé


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.