Uma das características de nossa humilde condição de criaturas humanas é que vivemos no tempo e no espaço. Isso faz com que estejamos em constante situação de espera. Esperamos nove meses para nascer, num espaço amoroso, porém apertado, depois para dar os primeiros passos, pronunciar as primeiras palavras. Esperamos o transporte para o colégio, depois esperamos o resultado do vestibular, de concursos, etc.
No dia a dia, esperamos atendimentos bancários, no supermercado, na lotérica, até no teatro e no cinema. As filas estão em todos os lugares! Esperar em alguma medida é desconfortável para todos. Nas filas de espera, os minutos voam, o dia fica curtíssimo e as demandas para serem resolvidas cada vez maiores. Em meio à correria, ninguém gosta de perder tempo. “Tempo é vida”, dizem alguns. “A vida não tem preço”, dizem outros. Nesse texto gostaria, ainda que de modo breve, refletir sobre a virtude da esperança.
O belo de uma pessoa esperançosa é que ela vive todos esses inúmeros e exigentes compromissos diários que citamos, ou mesmo aqueles desafios inesperados que a vida lhe impõe, contudo, sem perder o rumo e o sentido de ser. Quanto mais alimentarmos a esperança, mais unidos estaremos a Deus. Leia se possível mais de uma vez esses dois versículos do salmo:
“Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós.” (Salmo 32,21-22)
Como podemos ver nessas palavras, um esperançoso coração nunca se desvia do foco, não fica cego e nem desnorteado, sua espera está apoiada em Deus. Gostaria ainda de concluir essa nossa reflexão, com as palavras de algumas autoridades na virtude da esperança. Leia com piedade, espero que façam bem a você.
“Espera, ó minha alma, espera. Ignoras o dia e a hora. Vigia cuidadosamente, tudo passa com rapidez, ainda que tua impaciência torne duvidoso o que é certo, e longo um tempo bem curto. Considera que, quanto mais pelejares, mais provarás o amor que tens a teu Deus e mais te alegrarás um dia com teu Bem-Amado numa felicidade e num êxtase que não poderão jamais terminar” (Santa Teresa de Jesus)
“É tão grande o bem que espero, que todo o sofrimento me é um prazer” (São Francisco de Assis)
“Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai” (Santa Teresinha do Menino Jesus)
“Nos mais pesados tormentos, fixo o olhar da minha alma em Jesus Crucificado; não espero ajuda dos homens, mas deposito a minha confiança em Deus; na sua insondável misericórdia está toda a minha esperança” (Santa Faustina Kowalska)
“Da confiança (em Deus) nasce nos santos aquela inalterável tranquilidade, que os fez sempre alegres e sossegados, até mesmo no meio das contrariedades”. Quem mais ama a Deus, mas espera na sua bondade” (Santo Afonso de Ligório)
“Quanto mais confiamos e esperamos em Deus, tanto mais progredimos no seu amor” (São Vicente de Paula)
Deus abençoe você sempre, Shalom!