Homem-Aranha e Batman são os dois super-heróis mais populares da atualidade. O número de filmes e reboots da história dos personagens podem comprovar a afirmação. Para 2021, está programado mais um embate entre os heróis. O cabeça de teia vai enfrentar o cavaleiro das trevas na bilheteria dos cinemas, como ocorrido em 2012.
Os aficionados conhecem bem o seu herói. A história, seus inimigos, as armas e as fraquezas, nada lhes escapam. Sabem as datas, principais combates e não sempre especulam sobre novidades. A exaltação aos heróis é um mercado que sempre esteve em alta, pelo menos no cinema.
Afinal, quem são os heróis? No conceito atual, herói diz espeito às pessoas consideradas modelo, pela coragem ou pelo que fazem. Ainda pode ser um herói aquela pessoa por quem nutrimos admirável consideração.
Quem lhe inspira coragem?
Diante da explanação, podemos perguntar, quem é seu super-herói? Quem lhe inspira coragem? Levando em conta a vida cristã quem é uma referência para seguir a diante? Considerando quem nos precedeu na Fé em Cristo, a quem os santos tiveram por modelo? Nos primórdios da Fé, os mártires foram referência de vida para os seguidores do Caminho. Homens e mulheres que não abriram mão de sua confissão de Fé, mesmo diante de uma iminente morte atroz. Modelo de vida que gerou a adesão de novos cristãos ao longo dos séculos.
Os santos carmelitas têm especial veneração por sua fundadora, Santa Teresa de Jesus. E esta, quando em vida, queria ser mártir, dada a referência que tinha. O desejo lhe inspirou uma fuga pueril com o irmão para combater os mouros. O empreendimento sem êxito serviu para evidenciar a vontade de entrega total de Teresa, desde a tenra idade.
O jovem venerável Carlo Acutis, que, em breve, será beatificado, tinha Francisco de Assis por modelo. Como selo desta nobre e frutuosa amizade, a Igreja decidiu depositar os restos mortais de Carlo na cidade do poverello. Ali agora se encontram modelo e seguidor, que agora também se torna referência de vivência autêntica de fé.
Os santos sempre buscaram seguir o ensinamento dos clássicos da espiritualidade e todos possuíam a Fé em um modelo comum, a Virgem Maria. A jovenzinha de Nazaré foi alçada por Deus como uma gigante pelas gerações. Apontou para o Caminho, seu próprio Filho, ao longo da história e até o seu ocaso.
Os modelos inspiram e a vivência heroica da Fé fomenta o testemunho de milhões de pessoas em todos os tempos da história e não é diferente no tempo atual. Por isso, perguntamos após esta breve colocação, quem é seu super-herói?