Formação

Arcanjos: Quem são esses seres?

Gabriel, Rafael e Miguel, você sabe a importância deles para sua vida?

comshalom

Hoje vamos falar não somente dos três arcanjos principais da igreja: Miguel, Rafael e Gabriel, mas também dos Santos Anjos da Guarda. E por esse motivo, vamos voltar ainda que brevemente, a nossa atenção sobre o que é um ser angelical, sua identidade e função para podermos compreender como podemos nos relacionar com os arcanjos e nos aproximar de Deus. É necessário, como ponto de partida, retomarmos a nossa fé que Deus é o criador não somente dos seres visíveis, mas também do universo e das coisas invisíveis.

O catecismo da igreja católica no parágrafo 328 nos recorda que é verdade de fé a existência de seres espirituais não corporais, atestados na sagrada escritura e que nós comumente chamamos de anjo. Acreditar em anjo não é algo opcional a fé cristã, mas é parte constitutiva. Eles são colaboradores da obra divina, manifestam o poder grandioso do criador e servem a trindade, louvando e ajudando na sua missão salvífica.

Várias vezes o próprio Cristo nos falou destes seres que são reais e que estão ao nosso lado para nos levar ao caminho de Deus. Um anjo é um servo dotado de vontade e liberdade por isso mesmo, puderam escolher e abraçar o projeto de Deus ou se opor a vontade de Deus. Aqueles anjos que se opuseram a vontade de Deus, nós chamamos de demônios, sendo Lúcifer o principal deles, conhecido responsável levar consigo e convencer uma parte dos anjos criados por Deus.

Os anjos estão divididos, ou subdivididos, em nove couros e três hierarquias. Fazendo parte da terceira hierarquia, cuja principal função principal é o fato de eles estarem em favor da humanidade. Os arcanjos tem a função primordial de ser mensageiro da Trindade. Arcanjo, de onde vem à palavra arquidiocese, significa em grego arcaico aquilo ou aquela coisa que tem relevância, importância.

Se fôssemos traduzir literalmente, significaria o mensageiro principal. Assim os arcanjos são reconhecidos por que eles são porta-voz de notícias de grande importância para história da salvação. As escrituras nos revelam de três arcanjos. Os quais a igreja venera e recorre a sua intercessão.

O Arcanjo Miguel, cujo nome significa: Quem Como Deus. O Arcanjo Rafael, cujo nome significa: Deus Cura e o Arcanjo Gabriel que significa: Poder de Deus ou Força de Deus. O nome dos arcanjos é dado conforme a sua função. Por isso Miguel, Gabriel e Rafael são nomes que designam aqueles seres que se fizeram ou tiveram uma função muito específica na história da salvação.

Os arcanjos são aqueles que nos anunciam a salvação, não somente para Maria, a quem Gabriel foi enviado, não somente a Tobias aqui em Rafael foi enviado e não somente para conservar a divindade de Deus, ou melhor, a glória do trono de Deus que Miguel foi enviado. Os arcanjos são para nós intercessores, pois cumprindo com fidelidade, a missão que a eles foi confiada, comunica-nos a salvação que vem de Cristo, aponta-nos a palavra, sem a qual nós não conseguimos viver, e faz com que o nosso coração se santifique a cada dia até chegar a estatura de homem novo.

Que pela intercessão Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, desça sobre você a benção de Deus Pai todo poderoso. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

 

Estação da paz #11 | Festa dos Arcanjos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.