Institucional

Shalom lança campanha “Diga sim, arrependa-se e converta-se!”

comshalom

0 Diga sim - redes

 O intuito é fomentar a conversão à vivência da pobreza evangélica não apenas por um período, mas por toda a vida.

A Comunidade Católica Shalom lança, nesta segunda-feira (10), a campanha “Diga sim, arrependa-se e converta-se!”. Inspirada na mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, a campanha orienta a formação, oração e realização de atos concretos de despojamento para membros da Comunidade e Obra Shalom.  A ação segue até a terça-feira da Semana Santa, 15 de abril.

“Poderíamos pensar que este ‘caminho’ da pobreza fora o de Jesus, mas não o nosso: nós, que viemos depois d’Ele, podemos salvar o mundo com meios humanos adequados. Isto não é verdade. Em cada época e lugar, Deus continua a salvar os homens e o mundo por meio da pobreza de Cristo, que Se faz pobre nos Sacramentos, na Palavra e na sua Igreja, que é um povo de pobres. A riqueza de Deus não pode passar através da nossa riqueza, mas sempre e apenas através da nossa pobreza, pessoal e comunitária, animada pelo Espírito de Cristo”, afirma Papa Francisco na mensagem.

A campanha

Em 2014, a ideia é promover nas missões do Shalom em todo o Brasil e em outros países, deixando espaço pra que o responsável local e formadores comunitários façam as adaptações necessárias.

“Essa campanha reúne em uma mesma pregação, juntos, no mesmo dia, a Comunidade de Vida, de Aliança e os grupos de oração da Obra. Os grupos de oração deverão, portanto, interromper o Caminho da Paz e seguir os dias, horários e atividades da campanha”, informa a cofundadora da Comunidade Shalom, Maria Emmir Nogueira.

A campanha constará de cinco semanas de formação da Quaresma, mais um dia de oração para a celebração de despojamento.

Um dos objetivos é introduzir a orientação do Papa Francisco para a Quaresma 2014, através de pregação, e aprofundá-la na oração pessoal com o texto. Já o ato concreto consiste em que a Comunidade e a Obra, reunidas em pequenos grupos, façam visitas e evangelizem pessoas que estão em situação de sofrimento.

Outra ferramenta formativa é o vídeo no qual a cofundadora partilha sobre como somente com o coração é possível entender que a vivência da pobreza, quer fora, quer dentro da Comunidade, é dom do Espírito Santo.

A campanha apresenta a oração e a partilha fraterna como atos através dos quais cada pessoa se coloca diante de sua própria verdade com relação à idolatria do ‘ter’ – a idolatria do dinheiro e das preocupações com o futuro.

A última atividade é a “celebração do despojamento” durante a qual os participantes, após terem refletido e rezado desde o início da campanha, poderão ofertar objetos em favor dos mais pobres ou fazer uma partilha financeira. Haverá, na ocasião, um local para queimarem bilhetes de despojamentos morais e espirituais. “O importante não é o que damos, mas a idolatria da qual nos libertamos”, afirma Maria Emmir.

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.