Desde que entrei na Obra Shalom ouço sobre a importância de ter um espaço arrumado e reservado para a oração. Em algumas épocas do ano, como Semana Santa e Advento, se recomenda até que façamos simbólicas em nossa casa, onde costumamos rezar.
No começo, não entendia, mas como artista isso logo se tornou uma necessidade. Então compreendi o motivo: nosso espaço de oração é um lugar de intimidade com Deus e com nós mesmos! Por isso é bom que, além de deixá-lo organizado, deixar também a nossa identidade.
Hoje nós ouvimos falar muito sobre o lettering, aquelas letras desenhadas e bonitas que deixam qualquer espaço mais legal. Existem muitos vídeos e tutoriais no YouTube ensinando como fazer (Meu canal preferido é o “TipoDela“) e, pra entrar na onda, até criei minha própria “lojinha” de lettering (@mariadopapel no Instagram), mas o sentido dessa técnica está há muito tempo na minha vida de oração.
Há 3 anos mais ou menos, antes de iniciar um novo ano, rezo e peço a Deus uma frase, um versículo ou um verso de música que me fará viver bem o ano novo que está chegando e depois faço o lettering dessa frase na capa da minha Bíblia ou no meu caderno de oração. No ano passado, o Senhor me deu a passagem bíblica de Romanos 5: “a esperança não decepciona”, e foi um grande sustento durante todo o ano conturbado de 2020.
Fazer lettering não é algo só para quem já tem o dom de desenhar! É uma técnica que, como qualquer outra, se aprende e eu até hoje ainda estou no processo de aprendizado. Além do canal do YouTube que recomendei, sempre é bom olhar inspirações no aplicativo Pinterest e se basear nelas no começo. Como tudo, a prática é questão de tempo. Comece com frases curtas e que façam sentido pra você e sua vida com Deus, use cores que tenham a ver ou use só a caneta mesmo… muitos que faço no meu caderno de oração, uso só a caneta preta de sempre.
Além desses desenhos, gosto de decorar meu espaço de oração com fotos de santos como num mural, com ícones e também deixar empilhados os livros espirituais que sempre retorno para ler um pouco. Ainda tenho um quadrinho de cacto que fiz e uma claquete de cinema… Esse itens de decoração que não têm um significado espiritual direto, você pode os ressignificar! O quadrinho de cacto tem a ver comigo, logo também tem ligação com minha vida espiritual. Pode remeter ao deserto que muitas vezes nos encontramos, à terra seca que o Senhor sempre faz correr água… Já a claquete me lembra de cinema e do teatro que, além de ser meu ministério, faz parte de mim.
A forma de organizar depende muito da sua personalidade e o que importa mesmo é que você se sinta confortável no lugar que você se encontra com Deus diariamente. Nisso tudo, pra mim faz muito sentido a ideia de que se você quer deixar sua marca no mundo, comece deixando sua marca no secreto, no lugar de oração.
Maria Rafaela Araujo Alves
Postulante 2º ano da Comunidade de Aliança
Comunidade Católica Shalom
Aracaju/Sergipe
Gostei do tema. Veio me animar ainda mais a buscar aprender essa técnica. Shalom!!!