Sem Categoria

Cada novo desafio comporta uma graça nova

Hoje, 31 de Dezembro, relembrando tudo o que Deus fez neste ano, vou tendo a certeza de que é em meio às muitas tempestades que passamos que percebemos o tamanho da Graça que Deus nos dá para prosseguir.

comshalom

Shalom! Me chamo Rodrigo, sou consagrado da Comunidade de Aliança na Missão de Senhor do Bonfim, na Bahia. E hoje eu venho aqui fazer uma partilha inusitada: dizer como foi o meu ano de 2020. E diga-se de passagem: Que ano foi esse, meu Deus?!

Com certeza, ninguém tem dúvidas de que o ano de 2020 foi um ano atípico em diversos aspectos, considerando tudo o que vivemos desde fevereiro. Foram muitas mudanças decorrentes de uma vida em meio a uma pandemia: mudamos nossa forma de nos encontrar, de nos comportar, fizemos inúmeras adaptações em casa, no trabalho, na vida comunitária, na Igreja, como já sabemos.

Mas eu gostaria de partilhar mesmo as graças! Sim, as graças! Deus nos deu inúmeras graças neste ano, já que cada desafio novo comporta uma graça nova da parte de Deus.

Na minha vida vocacional, esse foi o ano das minhas promessas definitivas no Carisma Shalom. Penso que Deus escolhe sempre as melhores ocasiões para darmos nossa resposta à Ele e, de uma maneira completamente nova, por causa da pandemia, fui constatando que minha vida não está nas mãos das circunstâncias, das intempéries, ou dos altos e baixos que vou vivendo, mas está nas mãos de Deus. Como não perceber isso num contexto como esse que vivemos em 2020? Um ano em que vivemos esperando uma Graça nova pra viver de maneira nova o tão falado “novo” de Deus (a esse respeito, pesquise sobre o Escrito Obra Nova).

Um ano em que os nossos diversos serviços e ministérios precisaram se adaptar aos novos meios e métodos para continuarmos evangelizando o homem de hoje. Esse homem de hoje que traz uma necessidade nova por causa desse novo contexto… E foi olhando pra tudo isso que Deus me fez perceber a volatilidade das coisas nesse mundo. E em meio a tantas mudanças, pude perceber que minha vida, e não só a minha, mas a de toda a humanidade, também a sua vida, está nas mãos de Deus. Ele fez questão de me mostrar várias vezes essa verdade neste ano.

Voltando às promessas definitivas: trilhei o caminho para a realização das promessas durante o ano de 2019, esperando que já na Páscoa de 2020 fosse realizá-las. Veio a pandemia no começo do ano e, com ela, uma proposta do Senhor: se eu desejava tanto concretizar as promessas, porque não começar a viver um abandono total nas mãos do Senhor desde o início? Quando eu decidi abraçar essa proposta do Senhor, vivi a confiança naquilo que Ele começava a fazer em várias áreas da minha vida.

Na minha vida profissional houve mudanças durante o ano inteiro e já tenho promessa de mais mudanças para 2021. Na minha vida vocacional, a graça da determinação de viver mesmo estando longe dos olhos das minhas autoridades, já que muitas atividades são feitas online. Na minha vida apostólica, todas as adaptações pra manter a obra, exterior e interior, ativa dentro de mim.

Bendito seja Deus por nos dar tanta sabedoria e criatividade!

Sabedoria e criatividade que nos fizeram enxergar outros mares a serem navegados, outras almas a serem alcançadas (incluindo nossas próprias ao não desistirmos da nossa oferta de vida), outras funções a serem aprendidas em vista da evangelização…

Enfim, chegou o dia das minhas promessas definitivas (13 de novembro de 2020) e eu pude olhar pra tudo e pro Senhor e dizer: “sempre foste Tu, Senhor, o condutor de todas as coisas. O Teu Amor me sustentou até aqui e, mesmo hoje, quando tudo parece absolutamente fora do lugar, a ponto de me deixar inerte, esperando o dia em que tudo voltaria a ser do jeito que era antes da pandemia, tenho a certeza que o Teu Amor continuará conduzindo todas as coisas para a plena realização da minha felicidade”.

Hoje, relembrando tudo o que Deus fez neste ano, vou tendo a certeza de que é em meio às muitas tempestades que passamos que percebemos o tamanho da Graça que Deus nos dá para prosseguir.

Tudo pode se levantar, tudo pode mudar, mas se o meu olhar e o seu olhar estiverem em Deus, se o nosso coração desejar a Deus, e se determinar em permanecer com Ele, todas as adversidades terão sentido e gerarão frutos de vida e de santidade.

Desejo a você que lê essa partilha toda a sorte de bênçãos da parte de Deus para o ano de 2021 e principalmente que o seu coração se perca confiante nas mãos Dele. Não há lugar melhor pra estar durante as tempestades da vida. E se tudo de levantar novamente contra você, lembre que o Dono da barca das nossas vidas não está fora dela… Ele está conosco. Ele está contigo!

Uma última coisa: muita gente tem dito que esse ano de 2020 foi horrível, apenas enxergando os desafios que vivemos. Eu te convido a pensar: Nosso Senhor nunca abandonou nenhum dos seus filhos em seus desafios, mas esteve sempre ainda mais perto. Que Ele te dê a graça de mudar o foco do seu olhar para ver o tamanho da Graça Dele e não parar no tamanho do desafio que você vive hoje.

Deus te abençoe! Feliz Ano Novo!

Rodrigo Rodrigues Ribeiro
Consagrado da Comunidade de Aliança


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.