A Comunidade Católica Shalom deu início, nesta segunda-feira (22), ao ano formativo de 2021. Em transmissão ao vivo realizada pelo YouTube, com mais de cinco mil pessoas conectadas simultaneamente, a formadora geral Angélica Teixeira abriu o encontro dizendo que Deus queria consolar o seu povo. Em seguida, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, pregou sobre esse novo tempo, tendo como base a homilia do Papa Francisco na quarta-feira de Cinzas deste ano. Emmir Nogueira, cofundadora, também participou do encontro virtual.
“Neste tempo de Quaresma, para onde está orientado o seu coração?”, questionou Moysés. Citando a mensagem do Santo Padre, o fundador explicou que o coração dos missionários não pode ser um “coração dançarino”, que dá um passo para Deus e um passo para o mundo, vivendo sempre nesse movimento de balanço. Segundo o consagrado, os membros da Comunidade são chamados a ter um coração firme em Deus, renunciando a todos os ídolos que não podem salvá-los.
Moysés ainda recordou que os missionários não foram feitos para viver na dubiedade e que quem agia dessa forma, segundo as Sagradas Escrituras, eram os fariseus, homens religiosos que tinham aparência de piedade, mas que, na verdade, traziam muitas incoerências.
Recomendação: retiro e confissão
O fundador apresentou algumas orientações para bem viver a Quaresma deste ano. Entre elas, estão “um retiro prolongado, de mais de um dia,” e uma “confissão forte, profunda e rasgada”. Ele explicou ainda que “a transformação da humanidade passa pelo meu e pelo seu coração” e que fazer um retiro de mais de um dia é “entrar no deserto e deixar que Deus fale ao nosso coração”.
“O retiro é o lugar da surpresa de Deus, é o lugar da luta em que Ele vai tocar o nervo da sua coxa. E mesmo que você saia mancando, você sairá um homem novo, uma mulher nova”, ressaltou. O consagrado ainda recomendou: “depois do retiro, faça uma boa confissão e saia dela recriado pela graça de Deus”.
[Acesse já a Página Especial de Quaresma do comshalom.org]
Precisamos da Comunidade
Marcado pela experiência do retorno, o tempo da Quaresma é um verdadeiro chamado a voltar à oração, à Palavra de Deus, à vivência dos sacramentos e também à Comunidade. “Precisamos da Comunidade”, enfatizou Moysés. Em sua fala, o fundador reforçou a importância da participação nas células comunitárias, ainda que de forma virtual. Comentou também sobre a necessidade do serviço: “Precisamos regressar para Jesus na missão”.
Emmir Nogueira: “invoca Maria”
O encontro virtual foi concluído com a oração de consagração à Nossa Senhora feita por Emmir Nogueira. Para esse momento, a cofundadora escolheu rezar a Oração à Virgem Maria, de autoria de São Bernardo. De forma simples e espontânea, Emmir pediu a Deus, pela intercessão de Maria, a graça da consolação. Ao final, em oração, ela motivou a cantar um trecho da música a seguir: