No dia 26 de fevereiro de 2020, foi confirmado o primeiro caso no Brasil de Covid-19. Vale lembrar que, dias antes, a China, lugar onde a doença foi notificada pela primeira vez, já tinha dado início a construção de um hospital de campanha enorme para lidar com pacientes infectados. Em pouco tempo, o coronavírus se espalhou por vários países, gerando assim milhares de contaminações. A situação era nova, porém ainda distante dos brasileiros, até aquela Quarta-Feira de Cinzas.
O que você estava fazendo neste dia? Talvez, estivesse se preparando para viver a Quaresma de 2020 da melhor forma. Contudo, os casos no Brasil foram aumentando e as notícias tristes foram chegando a cada novo dia. O desafio da pandemia estava se instalando diante de nós.
Para conter a doença, as cidades foram fechadas. Ninguém saía para trabalhar ou para estudar. Os únicos estabelecimentos que funcionavam eram aqueles que ofereciam algum tipo de serviço essencial, como alimentação e remédios. Na Internet, era grande a repercussão de pessoas que estavam isoladas em suas casas. Essa era e ainda é uma das principais formas de conter a contaminação. Além dela, o uso da máscara e do álcool gel são indispensáveis em qualquer lugar em que nós estivermos.
Alguns aprendizados
Bom, os fatos que se seguiram ainda estão na nossa memória. O que gostaria de destacar neste texto são alguns aprendizados que podemos tirar dessa difícil situação que atravessamos. Papa Francisco disse que estamos todos na mesma barca e que, com confiança, devemos permanecer, pois é o Senhor mesmo quem está nos conduzindo.
O primeiro aprendizado diz respeito à nossa capacidade de adaptação, pois precisamos, no início do confinamento, aprender a estar mais tempo em nossas casas com nossas famílias. Nesse período, muitas foram as oportunidades que tivemos para amar mais os nossos pais, irmãos, filhos, cônjuge, etc. A convivência humana é sempre uma experiência que carrega muito valor. Mas, para aproveitar o seu melhor, é preciso lapidá-la.
Missas, grupos de oração, reuniões de trabalho… Todos os nossos compromissos passaram a acontecer na tela do computador ou do celular. Aprendemos que, sim, é possível estarmos juntos, rezarmos juntos, trabalharmos juntos, mesmo a quilômetros de distância. Esse aprendizado, inclusive, mudou diversas relações de trabalho ao redor do mundo.
Podemos ir além
Outra grande lição foi saber que podemos ir além mesmo quando já estamos em alto mar. Podemos ir além evangelizando, cuidando, amando os mais pobres. A pandemia não foi e nem é motivação para paralisar a ação de Deus. Pelo contrário, é uma chance de abrir o coração e permitir que Ele mesmo mostre outros caminhos a seguir, segundo a Sua Santa Vontade.
Aqui, reuni alguns aprendizados, mas ainda há tantos que podemos citar. Agora eu quero saber: quais foram os seus? Tente fazer esse exercício que pode ser também uma oportunidade de louvar mais a Deus que tanto realizou e realiza em nossas vidas. Para finalizar, gostaria de declarar ainda que, de fato, não estamos sozinhos. O Senhor está conosco. Seu amor e sua misericórdia nos acompanham!