O Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom chegou ao seu ápice na Sexta-Feira Santa, a Paixão de Cristo. Tudo enfim está consumado. E para ajudar na meditação do significado deste dia, Padre João Wilkes, missionário da Comunidade de Vida Shalom, pregou para os mais de 15 mil fiéis que acompanham o evento on-line durante estes dias.
O novo Adão e a nova Eva
Em suas palavras, o sacerdote ressaltou que Cristo é o novo Adão, que veio desfazer o nó da desobediência — motivo de queda para toda a humanidade. O primeiro homem — segundo o padre — que foi o pai de todos, agora enfim seria redimido pelo Homem que se colocou por último para assumir a paternidade humana em sua carne. O mesmo aconteceu com Maria — sua Mãe — a nova Eva, que veio instaurar um novo tempo através do ‘sim’ que generosamente abriu as suas entranhas para a ação do Espírito Santo — entranhas essas que gestaram o Cristo encarnado, salvador do mundo, esperança para todos os povos. Uma Virgem obediente agora é a nova mãe de todos — e ela sofre com cada um dos seus filhos.
O sacerdote também citou a correlação que há entre a árvore do Paraíso mencionada no Antigo Testamento — símbolo da perdição — e a Cruz, a Árvore da Vida apresentada no Novo Testamento, símbolo da salvação eterna — ponto de partida para a purificação de todos os homens a partir de então.
Eis a família
Em memória ao Ano da Família, instituído pelo Papa Francisco, Padre João Wilkes recordou que a instituição familiar é fonte de esperança — mesmo com todos os seus desafios próprios. A Sagrada Família — comentou o Padre — foi este berço fecundo que acolheu e alimentou o Cristo para depois ofertá-lO diante de todos os homens, sendo assim, ela é a figura da nova família que se entrega inteiramente por amor.
Eis o Homem — Ecce Homo
No ápice da sua pregação, Padre João Wilkes convidou os fiéis a meditarem sobre a entrega livre e total de Cristo a partir da pintura de Anatoly Shumkin, “Ecce Homo” (Eis o Homem).
“O verdadeiro Homem destrói a inimizade e vem reconstruir as nossas relações. Ele está tomando sobre si as nossas enfermidades e reconstruindo o homem novo. Em Jesus nós encontramos a Deus e encontramos ao homem”, constatou o Padre.
“Ao contemplar essa imagem, nós podemos nos identificar, como quem se olha ao espelho. Às vezes nós nos sentimos provados e marcados pela dor — quando as nossas lágrimas já se confundem com o nosso suor —, mas é ali, exatamente ali, que Deus está reconstruindo a nossa humanidade”, concluiu o sacerdote.
Participe do Retiro de Semana Santa da Comunidade Shalom
Nos próximos dias, a programação do Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom continua — iniciando sempre às 9h, no Canal do YouTube. Você também pode adquirir o livro “Meditações para a Semana Santa” para acompanhar o evento de forma mais próxima, meditando nas pregações e na Liturgia de cada dia.
[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa de 2021 clicando aqui]