“A liberdade leva-nos a descobrir a nossa identidade”. Foi assim que Ronaldo Júnior, consagrado da Comunidade de Aliança Shalom, começou a pregação do segundo dia do Freedom, nesse dia 1 de maio, com o tema: “Da escravidão à liberdade”. O pregador citou o mau uso da liberdade nos tempos atuais, que, com a confusão sobre seu verdadeiro significado, o homem acaba sendo escravo de si mesmo, fazendo somente o que seus desejos pedem: quando o homem peca, é como se um pássaro estivesse preso com uma corrente, impedindo-o de voar. No caso dele, de voar para Deus, encontrando n’Ele a sua verdadeira identidade, visto que Deus mesmo o criou à Sua imagem e semelhança. Cristo veio para experimentar as correntes que prendem o ser humano às suas concupiscências (inclinação ao mal), e então, desse modo, ensiná-lo que a verdadeira liberdade é viver n’Ele, e que o Amor só é possível quando se é livre. Por isso mesmo Ele criou o homem não como uma marionete para fazer Seus gostos, mas o criou livre para que ele pudesse escolher entre o Amor e a escravidão do pecado. No fim, o Ministério de Música cantou a música “Vou Voltar”, do cantor Davidson Silva, em um momento de forte experiência de intercessão pelos jovens, para que cada um pudesse ver que o Pai os espera com paciência e carinho, e fala: “Volta”.
Logo após a pregação de Ronaldo, a consagrada da Comunidade de Aliança Rahime Sarquis fez uma partilha com o tema: “Livres de toda divisão”. Ela falou sobre suas experiências enquanto pré-universitária, onde acabou trocando Deus pelos seus estudos, justamente para passar na universidade. Segundo Rahime, essa foi uma época de um profundo vazio, mas Deus a escolhia para voltar para Deus e viver os seus sonhos n’Ele. Portanto, Deus não impede de que os jovens vivam seus sonhos, seus planos e objetivos, suas vivências universitárias, mas Ele quer que os jovens vivam tudo isso segundo a Sua Vontade, pois Ele mesmo sabe o que é melhor para cada um, de forma particular. A pregadora também citou a importância do recomeço através do Sacramento da Confissão, onde o fiel expões suas misérias a Cristo na pessoa do sacerdote.
Depois, o consagrado da Comunidade de Aliança Térsio Costa pregou sobre a “Promessa do Pai”, que é o Espírito Santo que mora em cada um de nós. Após a pregação, houve a adoração com efusão. Neste momento, os intercessores ligaram para cada um dos participantes do Freedom para rezar por eles. Durante a efusão, Deus foi trazendo moções para os missionários que estavam ministrando a adoração. Em uma das moções, o Senhor falava através do Padre Roberto sobre uma mulher que engravidou, foi abandonada, e por medo abortou. Foi atormentada noites e noites sonhando com o que fez, mas que Deus, naquele momento, a libertava desse peso e pecado. Houve também uma segunda moção para ela, pois ela não estava querendo aceitar tamanha misericórdia do Pai por esse pecado que cometeu e novamente Padre Roberto falou que mesmo assim Deus a amava sem medidas e que a estava perdoando verdadeiramente.