Foto: Mons. Jonas Abib/ Reprodução TV Canção Nova
A Comunidade Católica Shalom une-se em oração pela saúde do Monsenhor Jonas Abib, sacerdote e fundador da Comunidade Canção Nova. Moysés Azevedo, fundador e moderador geral do Shalom, declara:
“Temos imenso carinho e gratidão ao Padre Jonas Abib. Em nossa história, pudemos sempre experimentar da sua amizade, da sua proximidade e da paternidade espiritual, especialmente em nossos primeiros passos como Comunidade. Neste momento em que ele enfrenta a prova da enfermidade, nossos joelhos se dobram e unimo-nos em intercessão a toda Comunidade Canção Nova pela sua plena recuperação.”
Nossa cofundadora, Emmir Nogueira, e seu esposo Sérgio também deixam sua mensagem de solidariedade:
“‘A alegria do Senhor é a nossa força”. Alegria é a palavra que me vem quando penso no Mons. Jonas. Alegria, alegria, sempre! Como, então, não louvar a Deus por esse dom que lhe foi dado e que ele cultivou tão bem! Uno-me em oração ao meu pai querido e aos queridos irmãos de Canção Nova neste momento de enfermidade revestido de santidade, alegria, esperança e paz. Que o Bom Deus os abençoe imensamente com Sua Presença, Seu Socorro e Sua Consolação. Que Nossa Senhora de Fátima lhe traga, o mais cedo possível, a completa recuperação e, aos seus filhos, a alegria de vê-lo totalmente restabelecido.”
Segundo nota oficial da Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib foi diagnosticado com um mieloma. Após realizar outros procedimentos cirúrgicos, visando investigar as causas de um quadro de anemia e alteração nos rins, recebeu a avaliação diagnóstica.
“O sacerdote segue em bom estado geral sob o ponto de vista clínico, e inicia novo tratamento no hospital para acompanhamento de possíveis reações”, acrescenta a nota, complementando que o fundador da Canção Nova pede orações pelo completo restabelecimento de sua saúde e envia a todos a sua bênção.
Monsenhor Jonas Abib
Jonas Abib nasceu em Elias Fausto, SP, no dia 21 de dezembro de 1936. Aos 13 anos, ingressou no seminário dos salesianos. Ordenado sacerdote em 1964, dedicou grande parte do ministério à pastoral da juventude.
Em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova cuja missão é evangelizar por meio da comunicação social ( TV, redes sociais, revistas, rádio, etc.).
O título de monsenhor lhe foi concedido pelo Papa Bento XVI em 2007. Em 2008, a Canção Nova foi oficialmente reconhecida pela Santa Sé como Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.
Jonas Abib e a Comunidade Shalom
Nos primeiros anos da Comunidade Shalom, em 1982, Moysés Azevedo participou de um retiro coordenado por Pe. Jonas Abib em Baturité (170 km de Fortaleza). No retiro, em uma palestra sobre “Deus nos quer Comunidade”, o sacerdote apresentava os tempos atuais, a Obra do Espírito no mundo, gerando novas comunidades, e como Deus trabalhava para fazer com que elas nascessem. Relatam os Escritos da Comunidade Shalom que, conforme a palestra era dada, os que ali estavam junto ao Moysés sentiam-se estupefatos e percebiam que Deus queria fazer, com eles, algo semelhante.
Tempos depois, aceitaram o convite feito pelo próprio Pe. Jonas de conhecer a Comunidade Canção Nova. Neste momento, foram nosso fundador, Moysés, e dois outros irmãos, Celeste e Ricardo. Durante a viagem, rezaram e pediram uma Palavra a Deus sobre o que viriam a vivenciar, a resposta foi Josué 18, 3-4.8. Após a leitura e oração com esta passagem, eles já entendiam que Deus os preparava para este novo tempo.
“A Canção Nova foi de grande valia para nós, do acolhimento dos irmãos de que é possível viver uma vida consagrada a Deus na simplicidade e no serviço. Era o impulso que necessitávamos. Através da visita, Deus nos falava e nos indicava o novo caminho que Ele queria para nós… Era algo indefinido, mas novo, original. Voltamos exultantes, sentindo que Deus nos havia dado a direção. Quanto ao tempo, caberia a Ele definir“. (Escritos – Hist. § 74)
Seis meses depois, em uma visita breve do Pe. Jonas a Fortaleza, foi-lhe dada uma palavra profética, onde seria necessário Deus começar a rasgar o véu. Com urgência, se preparam para um retiro de escuta, sem planejamentos, apenas para rezar e ouvir Deus. Após toda esta experiência, uma Obra Nova iniciava na Comunidade Shalom. Foi preciso, inclusive, mudar a casa onde estavam para onde hoje é a “Casa Mãe” ou Shalom da Paz.
Dois anos se passaram e surgiu um momento de crise. Alguns irmãos começaram a desligar-se da Comunidade Shalom e, mais um vez, Pe. Jonas incentivou o jovem Moysés a recolher-se em oração para escrever o que Deus colocava em seu coração sobre a nascente vida comunitária e apostólica. Desse retiro, realizado, na época, na casa de formação da Canção Nova, em Queluz (SP), nasceram as primeiras regras e os Escritos que formam a base da espiritualidade da Comunidade Shalom. Moysés retornou e apresentou tudo aos irmãos e à Igreja, e começava ali, então, novos fundamentos pelo bem do Reino e da vontade de Deus.
Por diversas vezes, o Monsenhor Jonas Abib auxiliou, sustentou e incentivou a Comunidade, principalmente na sua Fundação. Neste momento de pandemia, de dificuldades e de dores, a Comunidade Shalom reza por mais esta intenção, pois somente o Ressuscitado que passou pela Cruz pode cuidar e, se for da Sua Vontade, curar este sacerdote que é tão caro para a Igreja Católica e, em especial, para as novas comunidades.
Obrigado pelas orações e pelo carinho expresso nessa, e em várias outras ocasiões. Deus lhes pague.