Nosso primeiro dia de RESET, começou bastante animado, com muita música, pregações, louvor e adoração. Ao todo, tivemos 45 jovens, que online, puderam ter suas vidas transformadas de uma maneira totalmente nova.
O objetivo do primeiro dia foi contar a história de Gael, um personagem da nossa série RESET. Um jovem que trabalha, estuda, curte redes sociais, vídeo game e tecnologia. Mas, ele tem dificuldades de relacionamento com seu pai e sente um grande vazio.
Assim como muitos jovens, está sentindo que falta algo em sua vida, que é preciso recomeçar. E certo dia, Gael acaba tendo uma experiência que mudou por completo a sua vida, ele teve um encontro com Deus.
Neste primeiro dia, foi separado em três episódios:
O primeiro foi abordado o tema “Aquele que sempre existiu.” Onde o Leandro Cruz, Missionário da Comunidade Aliança, fala sobre a vida de alguns jovens que vivem uma vida desenfreada no pecado, pela busca do prazer, muitos se refugiam nas bebidas, drogas, prostituição, amores passageiros, reconhecimento e idolatria. Outros vivem uma vida vazia, onde o amor de pessoas, coisas, lugares já não mais o satisfazem.
“Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” 1 São João 4–8
Tudo isso muda quando damos o play no “Reset” e recomeçamos no amor de Deus, um amor incondicional, pessoal, misericordioso. Um amor que tudo perdoa. Não importa o que você fez, somos amados por Deus e isso já é o bastante. Não existem lugares, pessoas ou situações que são capazes de nos preencher completamente.
Mas pela cruz que podemos recomeçar. A cruz nos faz voltar para casa do Senhor, que apaga todos os nossos pecados.
“Deus ama cada um dos seus filhos, de forma pessoal, não somos apenas mais um. Ele nos conhece por inteiro.” Afirma Leandro.
Já no segundo episódio foi abordado o tema “Por onde andei”, onde o Missionário da Comunidade de vida e coordenador do Projeto Juventude, Bertrand Wadi, nos faz refletir: Por onde estou andando? Por que eu não correspondo a esse amor? Porque eu não fui capaz de fazer as coisas para valer o amor de Deus? Mas, que isso não importa mais, o que realmente importa é recomeçar, quantas vezes for necessário, e para isso é preciso mergulhar na palavra, na verdade de Deus.
Deixa-se ser resgatado e transformado por esse amor, que tudo suporta, tudo crê, tudo esperar. Esse amor está esperando por você. Recomece. Pois, Deus é amor.
“A cruz é um ato de amor, a cruz me dá o caminho de volta.” Enfatiza Bertrand.
E o último episódio do dia, o tema foi “Luz para o meu caminho”, com a Missionário Delni Bezerra, que também nos fez refletir sobre quantos caminhos acabamos andando, e quais são os caminhos que estamos fazendo agora? Ela nos diz que para trilhar um caminho com Deus é necessário ter boas referências, que vão nos ajudando a dar passos.
Pois, algumas referências ruins tiram a nossa liberdade, pois, são pessoas em que o seu mundo gira através de idolatrias e de coisas passageiras.
“É próprio de quem ama, deixar o outro livre para fazer suas escolhas.”, Explica Delni.
Ela ainda explica que somos criados por uma liberdade plena, formos criados por esta liberdade.
Para finalizar a noite tivemos um momento de adoração com o Santíssimo e logo após os jovens foram divididos em grupos, para partilharem sobre aquilo que estavam vivendo e sobre como foi este primeiro dia de retiro.
“Deus é o centro de tudo, ele é o amor. Não devemos procurar em outras pessoas esse amor, pois, é somente ele que tem.” Participante Thais Santos.