Formação

Pentecostes: O Espirito Santo é a promessa do Senhor

No dia de Pentecostes, a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina.

comshalom

O primeiro Pentecostes aconteceu 50 dias após a ressurreição de Jesus, que foi o tempo para os discípulos se convencerem de que Ele havia ressuscitado dos mortos, narrado no capítulo dois dos Atos dos Apóstolos. O Espírito de Deus desceu sobre os primeiros seguidores de Jesus e eles começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. O acontecido fez com que muitas pessoas que estavam em Jerusalém fossem ver o que estava acontecendo. Estando uma multidão reunida, Pedro ministrou a primeira mensagem do evangelho e “naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (Atos 2:41).

 A Solenidade de Pentecostes é um marco para a Igreja, pois nela tem início a ação evangelizadora mediante o poder do Espírito Santo de Deus, como é narrado pelo Catecismo da Igreja Católica: “No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).

A promessa e a palavra de Deus

No Pentecostes houve o cumprimento da promessa do Pai, conforme havia sido predito pelo profeta Joel (At 2.14-21; Jl 2.28-32). Ocorreu também a exaltação de Jesus Cristo: Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis (At 2.33; Jo 7.39).

A ação do Espirito Santo torna os fiéis dóceis para obedecerem prontamente às inspirações divinas. São Paulo lembra que “todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus […]. Filhos e, portanto, herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (Rm 8,14.17).

Os Sete dons do Espírito Santo

Ao derramar sobre a humanidade o Espirito Santo, Deus também enviou dons que só são possíveis alcançar através do Espirito. Estes dons são graças de Deus e, só com nosso esforço, não podemos fazer com que cresçam e se desenvolvam. Necessitam de uma ação direta do Espírito Santo para podermos atuar dentro da virtude e perfeição cristã. O Catecismo da Igreja Católica diz que: “Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Em plenitude, pertencem a Cristo, Filho de Davi. Completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem” (n.1831).

Oração ao Espírito Santo

“Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. … Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.