Sem Categoria

É possível ser consagrado e universitário ao mesmo tempo?

Às vezes, tendemos a escolher entre uma coisa à outra. Com isso podemos pensar que não é compatível, nos dias atuais, um jovem ser consagrado a Deus e ter uma vida universitária saudável.

comshalom

Segundo semestre chegando, será que vou fazer vestibular? Enem? O que vou cursar? Às vezes trazemos algumas perguntas como estas. Tenho tantas coisas a resolver, tantos compromissos. Será que vou dar conta?

O grande segredo em meio a estes questionamentos é a oração. Buscar uma intimidade e amizade com o Senhor e neste caminho descobrir aquilo que Deus nos chama.

A grande alegria desta descoberta é não trabalhar por trabalhar, não estudar por estudar, ou simplesmente porque gosto. Mas encontro ali um convite, um chamado. Neste convite poder dar uma resposta concreta de amor e, mesmo em meio aos desafios, ir até o fim, sabendo sempre que não estou só.

Sou Cássio Phelippe, tenho 25 anos, mineiro, consagrado na Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Aliança e se Deus quiser, em breve farei meus primeiros votos de Castidade no Celibato pelo Reino dos Céus. Também sou recém-formado em Administração.

Se pensa que sempre quis fazer administração, se enganou. Graduação então, passava longe dos meus sonhos.

Antes de cursar ADM, me formei como técnico em Edificações, pensava em trabalhar na área da construção e futuramente, bem futuramente fazer graduação em Engenharia Civil. Só que ao ingressar na Comunidade, em meio aos compromissos comunitários, eu fui deixando isto de lado, pois trazia um grande medo de não dar conta. Mas minha formadora comunitária sempre me motivava a estudar. Temos em  nossos formadores, pastores do grupo de oração, acompanhadores, verdadeiros pais e mães. Um grande presente, um dom dado por Deus. Na época minha formadora foi este grande auxílio, ela falava, insistia, mas eu precisava escutar de Deus, pois, como disse anteriormente, trazia um medo muito grande, nestas horas é só Deus para empurrar.

Após fazer reciclagem, retiro de dez dias que os membros da Comunidade participam, o Senhor começou a inquietar meu coração quanto fazer realmente uma graduação, e Ele foi claro, me chamava para fazer Administração.

Como um amigo, em meio as nossas conversas, questionei, disse que não queria, não gostava, que era péssimo em português, falei que era loucura. E em uma oração, o Senhor que dava uma profecia, na qual dizia que Ele estava comigo, que Ele iria me conduzir. 

Foi tão forte! Vocês não vão acreditar. E realmente, eu fui! Com medo, mas fui.

Comecei a fazer Administração e uma das primeiras matérias foi português, justamente a que disse que não gostava e que tinha dificuldade. A graduação, no início foi muito desafiante, como tudo no início. Era tudo uma grande novidade, sem falar que morava em uma outra cidade (Sarzedo), meu ministério era em outra (Betim) e estudava em Belo Horizonte, onde se encontra a Missão Shalom. Eu era um verdadeiro peregrino e achava que não ia dar conta.

Diante dessa realidade tinha uma única jaculatória em meus lábios e coração: “Tua vontade não é um peso, Senhor!”. Em meio aos desafios, o que consolava era realmente saber que a vontade de Deus não é um peso. Pode ser desafiante, vai ter cruzes, mas não pode ser um peso. Mas é claro, no início não foi fácil entender. No entanto em uma confissão e em uma oração pessoal o Senhor foi me despertando, realmente esta é a certeza: A vontade de Deus não é um peso, fui assim aprendendo a lidar com os desafios que apareciam.

Como disse, primeiro período da faculdade, português e para minha alegria, toda semana entregar um texto, e um deles, estava tão difícil, mas tão difícil de fazer, que recorri ao meu Amigo. Ele não tinha dito que estaria comigo? Então pedi a Ele para me ajudar a escrever o texto e não é que Ele realmente me ajudou?

Teria tantas coisas para partilhar, mas não poderia deixar de dizer, fui percebendo, que a vivência do tripé da vocação (contemplação, unidade, evangelização), estava no ordinário da minha vida. Deixar ser permeado por ela foi o grande auxílio na graduação.

Hoje posso dizer: sou apaixonado por Administração. Em uma outra reciclagem, Jesus foi me revelando por que me chamava para cursar administração, fui entendendo a beleza deste chamado, na qual me levava a desejar corresponder a cada dia.

No início deste ano tive a grande graça de me formar. Pense que alegria! Mas a alegria maior foi contemplar que a Vocação Shalom fez parte deste processo, pois a vocação faz parte da minha vida.

Hoje posso contemplar que, se não fosse Deus e a ação de Dele por meio da Comunidade, do ordinário, das minhas autoridades, não seria hoje um administrador, não teria feito novas amizades, contemplado a ação de Deus na minha vida e na daqueles que comigo conviveram.

Muito obrigado Senhor, por ser meu amigo, por contemplar a sua vontade no ordinário da minha vida e nela desejar te amar.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.