SHALOM JUAZEIRO: 20 ANOS DE MISSÃO
Final dos anos 90, Germana Perdigão e Carmadelio Sousa realizaram um Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES) no Cariri cearense, que originaram um Grupo de Oração no formato “Amigos do Shalom” – na época, nacionalmente coordenados pelo Carmadelio.
Comecei a participar dos “Amigos do Shalom”, quando cheguei para trabalhar no Colégio Paraíso em 1999. O grupo acontecia nas quintas à tarde no auditório do colégio e tinha a seguinte estrutura:
Responsável Geral: Roseni Fiusa (diretora do colégio);
Coordenador: Ronaldo Bezerra;
Pregadores: Richardson, Cido, Bianca e Sandra;
Ministério de Música: Paulo, Meire, Hélio, Mauro, Beto, Sandrinha e Socorrinha.
Ao todo, éramos um grupo com cerca de 105 participantes. Tivemos retiros pregados pela Renovação Carismática Católica da Diocese (Teresa e Brilhante) e fizemos a Escola Paulo Apóstolo.
Também tivemos retiros pregados por convidados que vinham de fora: Frei Patrício Sciadini (sacerdote carmelita italiano), Pe. Vagner Baia (Canção Nova), Luis de Carvalho (fundador da Comunidade Recado), Ir. Kelly Patrícia (fundadora do Instituto Hesed), Jamille Azevedo (Aliança no Shalom de Natal), entre outros.
Logo passamos a ter também as turmas de Formação Básica (FB) para os pais dos alunos e comunidade em geral. Foi pela FB que ingressei no serviço do Centro de Formação.
No Carnaval de 2000, fizemos uma excursão para o Renascer Shalom em Fortaleza. Após nosso ônibus sofrer um acidente na ponte entre Russas e Limoeiro do Norte, chegamos ao Maraponga Mart Moda (onde aconteceria o retiro), ainda abalados pelas quatro mortes ocorridas na estrada (um carro havia entrado embaixo do ônibus com uma família: pai, mãe, filho e tio).
No Renascer 2000, me inscrevi no Vocacional à distância e, no final do ano, enviei carta para Aliança. Minha resposta, no início de 2001, foi que eu ingressaria após o Vocacional na Obra.
Mas… como se daria isso… se não havia Obra Shalom no Cariri?
Rezei. Ouvi. Contra minha vontade, pedi demissão do Colégio Paraíso – disposta a me mudar para Fortaleza confiando na acolhida da Comunidade.
Enquanto esperava minha colação de grau, recebi uma ligação do secretário vocacional. Karlian Vale, na época seminarista, me informou eufórico que Dom Newton – bispo diocesano – havia solicitado, a pedido de Roseni Fiusa – uma Missão Shalom para a Diocese do Crato.
“Paula, não sabemos em qual cidade será nossa casa. Se o bispo quiser a Missão perto dele será no Crato. Se formos considerar a cidade que tem o maior número de vocacionados por carta será em Barbalha. Mas é no Juazeiro que há o grupo ‘Amigos do Shalom’. Se o bispo autorizar a Missão no Juazeiro… será um presente de Jesus para você, a única vocacionada da cidade! De qualquer forma, como são três cidades vizinhas, agora faz sentido a resposta à sua carta: você fará o Vocacional na Obra!”
“Acreditastes por que Me vistes? Bem-aventurados os que crerão sem terem visto!”
Jo 20, 29
Curiosidades da missão de Juazeiro do Norte
– Chegada dos primeiros missionários da CV (Gardênia RL, Natal, Suiane, Tony e Neidinha): 11 de maio de 2001;
– Primeira Casa Comunitária e Capela:
Rua Pedro Cruz Sampaio (com fundos para Rua Dr. Floro), Bairro Juvêncio Santana, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Igreja de São Miguel), Juazeiro do Norte (CE);
– Entronização de Jesus Eucarístico na Capela da Casa Comunitária: 1 de junho de 2001, por Dom Newton Holanda Gurgel – bispo da Diocese de Nossa Senhora da Penha;
– Primeiro Grupo de Oração para adultos: Shekinah, quartas à noite, coordenado por Natal e Suiane;
– Primeiro Grupo de Oração para jovens: Porta do Céu, sábados à tarde, coordenado por Márcia e Tony;
– Atividades infantis coordenadas por Neidinha;
– Centro de Formação coordenado por Ronaldo Bezerra.
Paula Izabela
Discípula da Comunidade de Aliança