Sem Categoria

Uma Oferta de Vida escondida em uma “Bike”

Uma bicicleta aparentemente normal, escondia histórias de um jovem missionário, que causou a outro jovem um desejo ainda maior pela missionaridade e oferta de vida.

comshalom

Você já parou pra pensar no significado de cada coisa? 

Ultimamente vinha me questionando sobre uma bicicleta. Uma bicicleta? Sim, uma bicicleta. Umazinha que fica trancada atrás de um ponto de ônibus na avenida mais movimentada da capital tocantinense, bem próximo a uma Universidade particular, amarrada a uma árvore no meio do mato. Essa mesma!

Por que me chamou tanta atenção? Por que seu significado reinflamou meu coração e fez com que desejasse eu mais uma vez submeter-me a Vontade de Deus?  O que está por trás? Se eu disser que é uma oferta de vida, você se surpreenderia? 

Inúmeras pessoas passam ali e começam a se perguntar: “Quem é o corajoso que deixa aquela bike ali?”, “Por que ela fica por ali o dia todo e de noite ainda continua, não tem dono?”, “Esse não tem medo de ser furtado!”, outros ainda: “Esse confia!”.

Eu pude tocar muito na realidade que se encontra por trás dessa bicicleta nesses últimos tempos, não porque eu fui atrás, mas porque o próprio Senhor foi me conduzindo a isto. O “corajoso” dono da famosa bicicleta é um jovem discípulo da Comunidade de Aliança, na Comunidade Católica Shalom, que pedala quase dois km para pegar o ônibus e que deixa seu meio de transporte trancado próximo ao ponto todos os dias.

Como todo jovem da Comunidade, faz faculdade no período matutino, trabalha a tarde e a noite está no Centro de Evangelização, quase não tem tempo, mas o tempo que tem é bem aproveitado. Jovem que leva consigo uma forte experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, que prova desse amor todos os dias, e por amor escolhe abandonar-se nas mãos de Deus em período integral, vivendo assim a felicidade da vocação.

E curioso em desvendar melhor seu desafio de locomoção fui até ele e  descobri histórias que só um missionário muito feliz pode viver. Uma vez, segundo ele, estava a caminho do Shalom e foi atacado por um cachorro, que além de o derrubar no chão, quebrou seu violão novo e o grupo de oração ficou um tempo sem instrumento musical para as orações por causa do bendito cachorro (risos). Ele superou os arranhões, graças a Deus, e o violão também, depois de uns reparos técnicos.

 Outra vez, chegou pra buscar a bike no ponto de ônibus tarde da noite, tudo muito escuro e sem ninguém, percebe que o pneu da bicicleta está estourado, o resultado disso foi andar muito pra chegar em casa, carregando a bicicleta em meio a escuridão, rezando e pedindo proteção divina.

 Já pegou chuva. Já caiu. Já perdeu o freio. E a felicidade de poder ofertar a vida em favor dos jovens só aumenta nitidamente em seu sorriso. Já teve que comprar uma bicicleta nova por conta de furto.

Morar longe do serviço, morar longe do Centro de Evangelização é o empecilho para buscar a Deus? Jamais. São as ofertas que nos tornam santos. É o amor por Deus que nos faz plenamente felizes. Deus nos forma e nos leva a ser estes missionários às vezes longe de casa, mesmo sendo Comunidade de Aliança ou Obra. 

É possível ser santo? Claro! Quantas pessoas têm ofertas escondidas como esse irmão? Como está o nosso coração? Ele consegue perceber as ofertas ao nosso redor, que fecundam nossa missão, que fecundam a Comunidade? Ele deseja ser fervoroso e despojado? Deus nos dá, como Igreja, como Shalom, uma graça sobrenatural de evangelizarmos, de sairmos de nós mesmos, de avançarmos, de sermos discípulos e ministros da paz.

Senti necessidade de falar sobre isso, pois para mim é um motivo de grande louvor ver que as pequenas e grandes ofertas dos meus irmãos, unidas às minhas, fecundam a missão que nos foi confiada. Quão belo é ver o louvor nos olhos dos meus irmãos, isso me faz perceber que no coração de um missionário feliz não há espaço para murmurações!

 

Rafael Leite Pires
Discípulo da Comunidade de Aliança, Missão Palmas (TO)

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.