Shalom

Emmir Nogueira comemora 70 anos

O presente para nossa mãe e confundadora da Comunidade Shalom é um ramalhete espiritual, formado por nossas orações, que chegarão a ela pelas mãos do próprio Deus.

comshalom

Celebramos hoje, liturgicamente, São Bernardo de Claraval, um dos doutores da Igreja, que abraçou a vocação. Ele zelava incansavelmente pelas obras de evangelização designadas, além de pregar para os soldados durante as Cruzadas.

Com o tempo de clausura, São Bernardo é visto por muitos como um mestre de sabedoria e espiritualidade, pois com seu exemplo de vida, nos leva a um itinerário espiritual que ao ser estudado, mostra um caminho de busca e descoberta sobre a verdade, além de uma dolorosa experiência de autoconhecimento.

 “Autoconhecimento”, “mestre”, “espiritualidade”, “modelo inspirador de santidade”, isso recorda alguém? Se sua resposta for Maria Emmir, cofundadora da Comunidade Shalom, eu confirmo.

Quem é Emmir Nogueira?

Maria Emmir Oquendo Nogueira é um milagre desde o ventre materno. Foi concebida após muitas orações dos pais, e pelas mãos de Nossa Senhora. Nasceu no dia de São Bernardo, já uma providência profética do que seria essa mulher para a Igreja e a sociedade.

Maria Emídia, mãe da Emmir, consagrou a filha a São Francisco, mais uma providência profética. Durante toda a formação, estudou em colégios católicos, que a auxiliaram como pessoa e também como cristã. 

Já casada, notou juntamente com o marido que não seria possível biologicamente serem pais, pois ambos tinham problemas de fertilidade, que os tornavam estéreis. Mas para Deus, nada é impossível.

Um dia, em uma oração muito sincera, e provavelmente já cansada de tudo que ouviam sobre conseguir engravidar, Emmir foi bem ousada, e disse para Jesus não interferir na vida fértil dela e do marido: “Jesus, você não entende nada de criança, você pegou as crianças no colo, mas você não sabe o que é ter filhos, quem sabe é Nossa Senhora, então por favor, não se meta mais nisso.”

Com esta oração voltada à Nossa Senhora, no mês seguinte estava grávida. Uma mulher estéril casada com um homem também estéril, e hoje são pais de quatro filhos. Além disso, são avós. E  ela é daquelas avós que “se jogam” com os amados netos. 

Uma preciosa flor no jardim de Deus

Após uma experiência com o amor de Deus Pai, no seminário de vida, notou que as cores ganharam mais vida, o colorido da natureza estava diferente. Com o tempo, ela foi se abandonando cada vez mais em Deus, vivendo em paz e tranquila, pois confiava e confia inteiramente em Deus.

Emmir está sempre preparada para ouvir a voz de Deus. Apaixonada pelas plantas e pela jardinagem, consegue catequizar e fazer várias analogias tendo passado uma manhã cuidando do seu jardim. E ali, contempla de uma forma física a vida de oração. Na sua casa, há um belo jardim, que ela zela e cuida com muito esmero.

Se ela fosse uma flor, provavelmente seria uma orquídea, dessas bem resistentes, raras que exalam um perfume único, e cujo pólen seja o mais almejado. Caso fosse uma canção, seria “és o sentido”, pois a vida dela é toda de Jesus e não teria algum sentido se não a ofertasse livremente e abandonadamente por Ele.

E comparando-a a um personagem bíblico, seria Sara, esposa de Abraão (o homem de fé), mãe de multidões. Um elemento da natureza que remeta a esta mulher? O ar! Pois ela é capaz de ser brisa leve, sopro de Deus que gera vida, mas também, com perspicácia, pode mover uma grande ventania, movimentar, agitar, contagiar e fazer toda a diferença no ambiente.

70 anos de história

São 70 anos desta mulher que muito perdoou, acolheu, aprendeu, ensinou e hoje é nossa mãe espiritual. Uma mulher, amiga de Deus, de Nossa Senhora e de vários santos, jardineira, artista, bem humorada, mãe, avó, formadora.

 Obrigada Emmir, por acolher a ideia de um jovem e com ele formar a Família Shalom, sinal de esperança e prosperidade, além de salvação para tantas vidas alcançadas.

Maria Emmir Nogueira, Filha de Deus, Shalom, Casada, Comunidade de Vida, Cofundadora. Sua vida é um testemunho autêntico da ação e do cumprimento da vontade de Deus, que hoje nos torna capazes de também dar o nosso “sim” a Ele. Nós rezamos e bendizemos a Deus pelo dom da sua vida!

Feliz Aniversário, mãe. Nós te amamos!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.