Formação

São Luís IX, um rei que serviu ao Rei dos céus

Foi Rei da França até morrer no ano de 1226, filho do rei Luís VIII e teve a graça de ter uma mãe muito religiosa, rainha Branca de Castelatanto, que o aconselhou após ser batizado: “Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado”.

comshalom

Sempre me encanta quando vejo também na história da Igreja, como Deus tem um percurso de santidade para cada um de seus filhos. Um santo usa como instrumentos providenciais tudo o que a bondade de Deus lhe proporciona para crescer na fé e no amor. Exemplo: seu estado de vida, profissão, o temperamento com o qual nasceu, seus bens, seus dons, os títulos, mesmo uma enfermidade ou uma injustiça são instrumentalizados pela graça do Senhor.

Luís IX foi um desses escolhidos, que não teve medo de colocar Deus no centro de sua realidade de vida. Ele foi rei da França e nasceu no dia 25 de abril de 1215. Seus pais chamavam-se Luís VIII e Branca de Castela, um casal piedoso, que deu a seu filho uma educação cheia de fé e amor a Deus. Foram tão bem-sucedidos neste intento, que Luís IX se tornou um dos soberanos mais bondosos da História, um servo fiel a Deus e zeloso para com sua Igreja.

Quando seu pai morreu, Luís ainda era muito jovem para governar, por isso, sua mãe, a rainha, assumiu o poder. Com uma excelente didática maternal, essa mãe conseguiu mantê-lo longe de uma vida promíscua, tão comum entre os membros da corte. Assim, ainda jovem, Luís se destacou por suas virtudes  de piedade, modéstia e humildade, tão raras na nobreza da época.

Um casamento nobre e santo

No ano de 1235, o piedoso monarca casou-se com Margarida de Provença, uma jovem princesa que, assim como ele, cultivava grande amor a Deus e notáveis virtudes. Coroado rei, ele governou com justiça e solidariedade, criando ainda dentro de sua competência real e com o apoio de sua esposa, estruturas e recursos para que igrejas, conventos, hospitais e abrigos para pobres, órfãos, idosos e doentes fossem construídos.

Quando a provação bateu em sua porta, Luís abraçou-a com a mesma fé com que havia vivido os momentos de glória. Acometido então de uma grave enfermidade, fez sua páscoa no ano de 1245 e encontrou-se com Jesus, o Rei dos reis a quem com tanto zelo e fé havia servido e honrado.   

Compromissos com a Igreja e os princípios da fé cristã

Entre as grandes ações realizadas por ele, antes de sua morte, está uma em que empreendeu esforços para ocupar a Terra Santa. Apesar das oposições da corte, em 1248, cumpriu o que havia prometido. Preparou um grande exército e, por várias vezes, comandou as cruzadas para lá. Mas em nenhuma delas teve êxito. Na última vez, quando se aproximava de Túnis, foi acometido pela peste e, ali, fez páscoa.

São Luís, assim, deve ser visto como um exemplo de líder e governante cristão que soube conciliar vida política, pública e títulos com um fecundo amor a Deus e zelo apostólico. Viu em sua posição de nobreza real uma oportunidade para desenvolver ações caridosas, trabalhos de ajuda aos mais necessitados e o anúncio de Jesus, Paz real. Que Deus abençoe, por intercessão de São Luís, todos os líderes, todos os políticos de nossa nação e de todo o mundo. 

Súplica a Deus por sua intercessão

Onipotente e Eterno Deus, que cumulaste Vosso servo, o Rei de França, Luís IX, com muitos dons e virtudes, fazei que a seu exemplo, muitos políticos, empresários, executivos, enfim, todo homem de bem, saibam colocar seus atributos, dons e bens ao serviço do próximo e para Tua honra e glória. Amém! 

São Luís IX, rogai por nós

Leia também:

São Luís IX: o rei da coroa de espinhos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.