O Espaço de Paz tem como missão ser um local para educar crianças e jovens, e, lugares onde índices de violência e vulnerabilidade são elevados, em decorrência da pobreza. Assim, poderá colaborar na transformação pessoal, por meio de um processo formativo integral, desenvolvendo a dimensão humana, social, cultural e espiritual para ser um meio de promoção de uma cultura de Paz.
Neste espaço interativo, serão transmitidos valores, para promover uma cultura de paz, uma formação humana e educacional, além de motivar relacionamentos familiares e sociais.
Respeitando todas as orientações deste tempo de pandemia, o Projeto iniciou as obras em outubro. Um desses espaços será inaugurado amanhã (17) em Chaves, na ilha de Marajó, estado do Pará; um outro está em construção em Fortaleza, capital do Ceará.
A obra acontece de forma física e espiritual
A arquiteta do projeto, Lívia Rios, afirma que o Espaço de Paz já é um espaço sagrado, “é fruto do esforço de muitas mãos, de pessoas católicas do mundo inteiro”. É um povo reunido para construir um espaço sagrado que vai transformar a vida das pessoas que serão atendidas.”
A construção, ainda não foi finalizada, mas já beneficia o povo marajoara e, em breve, também a população de Fortaleza que será atendida. Deste modo, transforma a esperança em parte concreta do projeto, esperança que hoje já é real e pode ser vista e tocada.
Objetivos do Espaço de Paz
A proposta do Espaço de Paz, é atender crianças e jovens que já fazem parte do ensino formal, para auxiliar na formação integral educacional, que serão complementares na formação e desenvolvimento pessoal, desenvolver valores e ajudar na socialização. Segundo Jeovana Freitas, assessora de Promoção Humana, o Espaço será sempre visto com perspectivas sociais e de esperança.
“A minha expectativa, é realmente de um sonho que se concretiza. A Comunidade Shalom está presente em Chaves há 25 anos. Já era um desejo do nosso fundador, desenvolver um trabalho muito concreto, e assim, favorecer uma transformação nas pessoas, gerando uma perspectiva de vida. É um sentimento de muita alegria, poder tocar neste sonho que vai ganhando forma”, relata.
Por meio de atividades assistenciais e espirituais, irão garantir o desenvolvimento integral do público atendido. Deste modo, crianças, adolescentes e jovens, serão formados para serem instrumentos de reconciliação na vivência da Cultura de Paz, por meio dos valores cristãos, à luz do Carisma Shalom.
Metodologia pedagógica
Serão realizadas atividades pedagógicas, com uma equipe multidisciplinar composta por professores, voluntários e missionários. Dentre as propostas, contamos a iniciação a línguas estrangeiras, reforço escolar, ensino por meio de parábolas e histórias de superação, testemunhos, dinâmicas de grupo, partilhas, desenvolvimento criativo e literário.
Para os adolescentes e jovens, serão disponibilizados também cursos básicos de informática, cursos preparatórios para o Enem, além de aulas sobre robótica, estética, técnicas agrícolas e de pesca, atividades de qualificação profissional e oficinas de artesanato, costura e culinária. Haverá também atividades culturais, espirituais, de formação humana, atividades com as famílias e voluntariado.
O voluntário é parte ativa do Espaço de Paz
Espera-se conseguir voluntários do Brasil inteiro que se interessem por esse trabalho educacional missionário e evangelizador. Afinal, para dar força ao projeto, são precisos muitos voluntários.
>>Confira a chegada dos voluntários em Chaves, expedição 2022
“O voluntariado faz parte, vai ser o rosto do Espaço de Paz, assim como é o rosto da Promoção Humana Shalom.” E ainda afirma: “Esperamos e contamos, realmente, com voluntários, que possam tornar este sonho possível, para que esta esperança chegue realmente ao público-alvo”.
Para Ana Geska, coordenadora apostólica da Missão, o Espaço é um sonho divino. “Eu pude ver desde os alicerces e a benção da pedra fundamental dada neste lugar até o presente momento de como se encontra. E que presente tem sido tudo que foi erguido não só de forma estrutural, mas as vidas que já sinalizam o novo: nossas crianças, nossos jovens que hoje já habitam o Espaço e que já se sentem pertencente a ele. Todo os laços de amizades cultivados, construído conosco. Isso muito me alegra, pois tudo que hoje vejo e sinto é só uma amostra do que virá, do que Deus ainda nos fará viver após sua inauguração oficial“, afirma a missionária.
- Caso você queira fazer parte deste projeto como voluntário, entre em contato:
volunteering@comshalom.org
Clique aqui para conferir o Edital.
Acompanhe as informações sobre a Comunidade Shalom em Chaves, pelo Instagram @shalomchaves
Seja um Benfeitor da Paz
O Benfeitor da Paz é um canal da Providência. Um missionário em sua própria casa. É aquele que acredita na ação missionária da Comunidade Católica Shalom e através da sua doação, evangeliza e nos ajuda a manter esta obra de Deus.
Clique e faça sua doação
CARTÃO DE CRÉDITO | CARTÃO DE DÉBITO | DÉBITO EM CONTA | BOLETO BANCÁRIO
Serviço
Inauguração Espaço de Paz – Chaves (PA)
Quando: 17 de março de 2022 às 17h
Instagram: @shalomchaves