Formação

Celebraremos, cantaremos e louvaremos a Santíssima Imaculada!

comshalom

Hoje celebramos a natividade da Mãe de Deus, que é o nosso refúgio, a nossa consolação e o caminho que nos conduz a Cristo. Damos-vos graças ó mãezinha, rainha dos céus e da terra! Que a Vossa Natividade seja para nós um Renascer e renovação da nossa fé.

Maria era filha de Joaquim, da tribo de Davi, o rei e profeta; era um pai de uma conduta notável segundo a Lei e famoso por sua caridade. Sua mãe se chamava Ana, era estéril e pela Lei de Moisés, estava predestinada a honra das mulheres genitoras, que não é concedida àquelas sem filhos. Eles eram veneráveis e honrados em suas ações e palavras, pois se sabia que ambos eram da linhagem de Judá e de Davi, e da sucessão dos reis. Depois, as tribos de Judá e de Levi foram por fim unidas, ou seja, juntaram-se o ramo real e o sacerdotal.

A bem-aventurada Ana, necessitando da graça, partiu para o templo e rezou para que Deus lhe concedesse o fruto da gestação; do mesmo modo, o digno Joaquim não foi negligente e pediu ao Senhor que o livrasse da privação de filhos.

O gracioso Rei considerou a prece e, então, enviou a mensagem a ambos. Anunciou primeiramente a Joaquim enquanto este rezava de pé no Templo. Uma voz veio das alturas e lhe disse: “Tu receberás uma criança que será uma glória não apenas para ti, mas para o mundo inteiro”. O anjo também foi até Ana e proclamou: “Deus escutou teus rogos, e tu conceberás a anunciadora da alegria, e lhe porás o nome de Maria, por meio de quem se dará a salvação do mundo inteiro”. A gravidez sucedeu à anunciação, e de Ana, a estéril, nasceu Maria, a iluminadora dos homens, pois é assim que se traduz seu nome Mariám: a iluminadora. Então os veneráveis pais da criança santa regozijaram-se, e Joaquim organizou um banquete e convidou todos os vizinhos, os eruditos e os rústicos, e todos adoraram a Deus, que por eles obrara um admirável milagre, quando transmutou o tormento de Ana numa glória mais alta, isto é, a porta da porta de Deus, princípio de sua vida e gloriosa conduta.

 

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!

 

 

                                                                                                                                                     Por Rodrigo Veloso

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.