Mundo

Literatura: “Crime e Castigo”, Dostoiévski

comshalom

crime

 Fiódor Mikhailovich Dostoiévski é considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos artistas mais inovadores de todos os tempos. Suas obras exploram a questão existencial, a autodestruição, humilhação, assassinato e analisa estados que levam ao suicídio e a loucura.

 

Crime e Castigo é considerado um dos clássicos da literatura mundial. Raskólnikov, um jovem estudante de direito, encontra-se esmagado pela pobreza. É um tipo gênio incompreendido, arrogante e orgulhoso que comete um crime que tenta justificar através de uma teoria. Após cometer o assassinato, se vê sem forças e incapaz de continuar a viver.

A narrativa nos conta, de maneira detalhada, os dramas psicológicos sofridos por  Raskólnikov, que passa a perambular pelas ruas de São Petesburgo. Diversas histórias se desenrolam durante o livro, surge novos personagens, cada um com uma personalidade diferente e muitas delas inspiradoras. Sônia, uma garota pobre e simples, influencia grandemente os pensamentos de  Raskólnikov que passa a considerar novas ideias e um novo futuro.

Estudiosos dizem que o livro se baseia numa visão sobre religião e existencialismo com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento. O final é grandioso!

 

Anderson Fernandes Pessoa

 

“…nela ele procurara um ser humano quando estava precisando de um ser humano; daí que ela o acompanharia aonde o destino mandasse.”

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.